Plantão

Oposições se movimentam para definir nomes que disputarão prefeituras em 2024 em algumas cidades do Vale



Oposições de algumas cidades da região do Vale do Piancó, no Sertão paraibano, já começaram a se movimentar para decidir os nomes que disputarão as respectivas prefeituras na eleição de 2024.


O município onde já há um consenso entre o grupo opositor é Itaporanga, com a pré-candidatura do médico Azif Lemos (Republicanos). O profissional de saúde já confirmou que estará no embate contra Calina Dantas (PSB), nome escolhido pelo atual prefeito Divaldo Dantas para a sucessão.


A decisão de Lemos foi ratificada em março deste ano, quando ele se filiou ao Republicanos na presença de lideranças locais e do deputado federal Murilo Galdino. Além do parlamentar, a pré-candidatura dele também foi corroborada pelo deputado estadual Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba.


Piancó


Outra cidade que já aparenta ter oposição unida em volta de um nome é Piancó, com a pretensa candidatura da ex-vereadora Priscila de Zomin. Parlamentares que integram a bancada opositora já afirmaram que ela pleiteará a cadeira do Executivo piancoense.


Priscila deverá contar com apoio do deputado federal Hugo Motta (Republicanos). Ela foi eleita para a Câmara Municipal em 2020 em primeiro lugar com 865 votos, mas foi cassada no ano passado por fraude à cota de gênero.


Diamante


Em Diamante, por enquanto não há consenso sobre o fortalecimento de uma base única de oposição, mas nomes já começam a se apresentar com pretensões para o pleito. É o caso dos empresários Edinho Estanislau e Isnaldo Farias.


Boa Ventura


No município de Boa Ventura, a oposição novamente deverá ficar sob a liderança do ex-prefeito Dudu Pinto (PSDB). Há a possibilidade de o ex-gestor Miguelzinho (Solidariedade) — que foi derrotado pela atual prefeita Talita Lopes (Republicanos) na última eleição — se candidatar mais uma vez para enfrentar o grupo governista, que terá como postulante o empresário Vital Neto.


Conceição


A oposição de Conceição concentra-se no nome da família Braga, que poderá apoiar outra vez a médica Jourdanna Diniz (Progressistas). 


No município de Conceição, temos a Jourdanna Diniz, que já afirmou que será pré-candidata e que deverá contar com aval da senadora Daniela Ribeiro (PP), contra o prefeito atual e candidato Samuel Lacerda com apoio do Deputado Estadual Nilson Lacerda que foi prefeito de Conceição por 8 anos e do ex-deputado estadual Pedro Cunha Lima (PSDB), como outras grandes lideranças politicas.


Santana de Mangueira


O grupo opositor de Santana de Mangueira poderá contar novamente com a candidatura de Adenilda Mangueira no pleito. Ela perdeu em 2020 para o atual prefeito Nerival Inácio por apenas 99 votos. Enquanto o gestor ficou à frente com 1.948 (51, 30%), ela obteve 1.849 (48,70%).


Da Redação com Diamante Online