Plantão

Humanidade alterou rotação da Terra; A exploração de recursos naturais foi o suficiente para essa mudança



A rotação do planeta Terra mudou entre os anos 1993 e 2010 de maneira significativa e isso aconteceu por influência da humanidade. A exploração de recursos naturais foi o suficiente para mudar o eixo e isso tende a se agravar ainda mais.

O que fez a rotação da Terra mudar?

Entre os anos 1993 e 2010 o ser humano extraiu mais de 2,1 mil gigatoneladas de água do subterrâneo do planeta. Este número aumenta de maneira substancial com o passar do tempo. Com toda essa intervenção humana, a rotação da Terra se alterou em cerca de 80 centímetros em 17 anos e isto continua se agravando.

É evidente que a Terra não é uma esfera perfeita e o eixo do planeta se move gradualmente. Com base em estudos precisos da NASA, a estimativa é de cerca de 10 centímetros por ano. Ou seja, entre os anos 1993 e 2010, o eixo se desviou 80 centímetros do esperado.

Com a interferência humana e consumo de água na gricultura, pecuária ou indústria, além de escavações, nós fizemos os níveis de dois oceanos se elevarem em 6 milímetros.

Estudos sugerem que o recuo das geleiras seja o responsável primário por essas mudanças, mas existem outras teorias. A ideia é que isto geraria uma mudança intensa e constante. Uma publicação da revista científica Geophysical Research Letters também propõe diversos motivos para a movimentação do eixo da Terra.

Se trata de uma estimativa que prevê a melhor das hipóteses, pois é provável que ainda mais água tenha sido consumida durante estes anos. Assim como a extração deste recurso só cresce.

Quais as consequências da mudança no eixo?

Esses 80 centímetros em 17 anos basicamente não mudaram em nada e não geraram consequências. Segundo pesquisas de especialistas a extração de águas subterrâneas não causariam mudanças significativas no ecossistema do planeta ao menos em médio prazo.

É obvio que existem outros cientistas contradizendo estes estudos. A ideia principal é que a humanidade tem a capacidade de mudar radicalmente o ambiente e embora à curto e médio prazo não vejamos as consequências, isto não significa que elas não surgirão com o tempo.


Fornecido por IGN Brasil