Plantão

Conceiçãoense e professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas, ganha Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica



Um projeto de iniciação científica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi um dos nove premiados na 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É a primeira vez que a UFPB figura entre as instituições premiadas.


O professor Dr. Francisco Humberto Xavier Júnior, do Departamento de Ciências Farmacêuticas (DCF), e a estudante Ana Flávia Chaves Uchôa, da Graduação em Farmácia, foram reconhecidos pela pesquisa “Carreadores Lipídicos Nanoestruturados funcionalizados a base de óleo de copaíba aplicados ao tratamento do câncer de mama”, na Categoria Iniciação Tecnológica, área de ciências da vida.


Com o trabalho, ainda em fase inicial, os pesquisadores usam nanotecnologia para o desenvolvimento de uma fórmula farmacêutica inovadora, usando o óleo de copaíba para facilitar o acesso da substância às células tumorais do câncer de mama. O objetivo projeto é alcançar a produção de um novo medicamento com propriedade de combater o câncer.


Concedido de forma anual, o prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica é atribuído em quatro categorias: Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, Iniciação Científica Júnior e Mérito Institucional.


Para Francisco Xavier, que ingressou como docente na UFPB há poucos anos, é motivo de orgulho fazer parte da equipe que está inserindo a UFPB, o CCS, o DCF e o Laboratório de Biotecnologia Farmacêutica (BioTecFarm) em posição de destaque nesse ranking nacional de pesquisa, com um trabalho desenvolvido em solo paraibano, e por dois paraibanos.


“A gente está bem feliz com essa conquista, celebrando muito! Eu não esperava, por ser um primeiro trabalho de pesquisa que propus na UFPB, que foi desenvolvido durante a pandemia, num grupo emergente, porém muito engajado, que é o BioTecFarm. Ter esse desenvolvimento reconhecido é algo inimaginável, e um passo para avançar com outras ideias, outras parcerias e colaborações, e gerar de fato produtos para a sociedade”, destaca o docente.


Informações da UFPB