Um idoso morreu durante um incêndio que atingiu a casa dele na manhã desta segunda (19) no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A equipe da perícia criminal que foi ao local disse à TV Globo que a suspeita é de que a vítima dormiu enquanto fumava e as cinzas do cigarro iniciaram as chamas.
Elion Felipe dos Santos, de 66 anos, morava sozinho na residência e não resistiu aos ferimentos. O incêndio aconteceu na Rua Nossa Senhora do Desterro, na comunidade do Córrego da Gameleira.
De acordo com testemunhas, o incêndio começou por volta das 4h. À TV Globo, elas contaram que trabalhadores de uma empresa de carro-pipa levaram um caminhão carregado com água para apagar as chamas enquanto os bombeiros não chegavam ao local.
"A vítima também estava com um grau acentuado de carbonização no pé e no braço. Foi uma coisa terrível", disse o perito criminal Severino Arruda.
Ainda de acordo com o perito, a casa ficou totalmente destruída e não foram encontradas tomadas com curto-circuito nem ventiladores com algum problema.
Sobre esse incêndio, o Corpo de Bombeiros informou que:
Quatro viaturas foram enviadas ao local após o acionamento, que foi feito por volta das 5h40;
As chamas foram controladas por volta das 7h15.
Acionou a Defesa Civil e a Polícia Científica.
Vizinhos ouviram pedido de socorro
Os vizinhos do idoso contaram que, quando ouviram os gritos, se desesperaram. Segundo o aposentado José Carlos do Nascimento, um deles conseguiu arrombar a porta da casa da vítima com um pedaço de madeira, mas Elion estava morto quando conseguiram entrar na residência.
Duas outras casas foram atingidas pelo incêndio e tiveram as paredes danificadas por causa da proximidade. Alberto Andrade mora em uma dessas residências e, como tem dificuldade de locomoção, precisou de ajuda para sair do local.
"Um vizinho me chamou e disse "a casa está pegando fogo". Minha sorte é que meu filho estava comigo, peguei a TV e o som e coloquei lá fora", disse Alberto.
Na casa de Alberto, além das manchas deixadas pelo fogo nas paredes, alguns objetos foram perdidos, como a cama, que foi parcialmente tomada pelas chamas.
TV Globo