Plantão

Presidente da Academia Brasileira de Letras critica Lula por chamar agro de “mau-caráter e fascista”



O jornalista, escritor e presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por chamar os organizadores da Agrishow de “maus-caracteres” e “fascistas”. As críticas estão em sua coluna no jornal O Globo, publicada neste domingo, 14.

Merval disse que a declaração de Lula contra o agronegócio foi um “demonstrativo do seu estado de espírito, enfezado, agressivo e ressentido com as elites”.

Para o presidente da ABL, Lula se inflou por elogio de Obama

lula
Merval Pereira acreidta que Lula deveria ‘apaziguar os ânimos’ | Foto: ABL

Em seu texto, Merval lembra de quando o então presidente norte-americano, Barack Obama, chamou Lula de “o cara” numa reunião de líderes internacionais.

“O encanto de Lula foi suficiente para terminar o segundo mandato com 80% de aprovação e eleger Dilma Rousseff presidente da República. Mas, a partir do fracasso de sua criatura, e a escalada da Operação Lava Jato, Lula entrou para o rol dos humanos, e seus defeitos de repente começaram a pesar”, diz o presidente da ABL.

Merval também lembrou que, quando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, aumentou a taxa de juros durante a campanha eleitoral, Lula não deu “um pio contra o aumento dos juros naquela ocasião, diferente [sic] do que faz hoje”.

O presidente tem feito críticas constantes à taxa de juros. “Como se Campos Neto estivesse agindo não dentro de suas atribuições para controlar a inflação, mas como um quinta coluna bolsonarista para prejudicar seu governo”, observa Merval.

O jornalista avalia que Lula alimenta o sentimento do “nós contra eles”. Para Merval, o petista deveria “apaziguar os ânimos, para que o país possa recuperar sua energia”.


Revista Oeste / Foto do Google