Plantão

Nilson Lacerda é o 5° deputado estadual natural de Conceição; Veja lista



O suplente de deputado estadual Nilson Lacerda (União Brasil) tomou posse na manhã desta quarta-feira (3) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Ele assumiu, temporariamente, a vaga de Taciano Diniz, do mesmo partido, que pediu licença parlamentar.

Nilson é ex-prefeito de Conceição, Sertão, e é o quinto político natural do município a ingressar no legislativo estadual. A última pessoa a ocupar o posto foi a também ex-prefeita conceiçãozense Vani Braga, primeira deputada estadual eleita da Paraíba.

Confira todos os filhos de Conceição que chegaram à ALPB:

Padre Manoel Otaviano 

Manoel Otaviano • 1880 - 1960 (Foto:@acervoconceicaodopianco)

Nascido na zona rural de Conceição, onde hoje é o município de Ibiara, ele foi deputado estadual na 1ª República na década de 1940. Além do cargo de político, Manoel era sócio da Academia Paraibana de Letras, onde tomou posse a 25 de agosto de 1945 para ocupar a Cadeira nº.

João Mangueira 

João Mangueira • 1925 - 2015 (Foto: @acervoconceicaodopianco)

João Mangueira Neto foi prefeito de Conceição e se elegeu deputado estadual em 1962. 

Wilson Leite Braga

Wilson Braga • 1831 - 2020 (Foto: @acervoconceicaodopianco)

Wilson Braga se elegeu deputado estadual pela primeira vez em 1955 e somente deixou o cargo em 1967 quando foi eleito deputado federal. Ele ermaneceu na Câmara Federal até 1982, e no ano seguinte, assumiu o Governo do Estado da Paraíba.

Vani Leite Braga (1938)

Vani Braga (Foto: @acervoconceicaodopianco)

Vani Braga foi prefeita do município coneiçãozense e também foi responsável por quebrar um tabu ao se eleger a primeira deputada estadual da Paraíba. Ela era irmã de Wilson Braga e ingressou na ALPB em 1982.

Nilson Lacerda 

Nilson Lacerda (Foto: Instagram)

Nilson foi gestor  de Conceição entre os anos de 2012 e 2020 e elegeu o sucessor, Samuel Lacerda (PSDB). Ele concorreu à ALPB em 2022, e foi eleito primeiro suplente. 

Diamante Online