Plantão

Museu é acusado de promover pedofilia



A França enfrenta um debate semelhante ao que ocorreu no Brasil, em 2017, com a exposição Queermuseu, patrocinada pelo banco Santander, que teria relação com a pedofilia. Desde a semana passada, o quadro Fuck Abstraction!, da artista suíça Miriam Cahn, vem causando polêmica em uma galeria de Paris.


Isso porque a obra foi acusada por populares de fazer apologia da pedofilia. A imagem mostra um jovem que lembra uma criança, de joelhos e com as mãos amarradas para trás, fazendo sexo oral em um homem adulto. O quadro gerou indignação, a ponto de um idoso jogar tinta na obra. O homem foi detido no local.


Em exposição desde fevereiro deste ano no Palais de Tokyo, o quadro só chamou atenção quando quatro associações francesas de proteção da família (Juristas pela Infância, A Infância Partilhada, Diante do Incesto e Inocência em Perigo) acionaram a Justiça para remover a obra.


Os grupos conservadores afirmaram tratar-se de “uma peça de pornografia infantil”. Em abril, contudo, o Tribunal Administrativo de Paris rejeitou os recursos. O Conselho de Estado — uma instância superior — confirmou a decisão.


Depois da polêmica, a autora do quadro minimizou as críticas e disse que a obra “é a representação do estupro como arma de guerra e crime contra a humanidade”.


Revista Oeste /  Foto: Redes sociais