Plantão

Estudo mostra que Nova York está ’afundando’; ENTENDA



A cidade de Nova Iorque está afundando 2 milímetros (mm) a cada ano, em virtude do peso de seus prédios, constatou um estudo publicado na revista científica Earth’s Future Journal, no início deste mês.


Os pesquisadores calcularam o peso das estruturas da cidade, que incluem o famoso Empire State Building e o Chrysler Building, e chegaram a quase 2 trilhões de toneladas, o equivalente ao peso de 140 milhões de elefantes. “A população de 8,4 milhões de pessoas enfrenta vários graus de risco de inundação na cidade”, advertiram os cientistas.


Embora muitos dos edifícios sejam construídos sobre um leito rochoso sólido, como o xisto, há uma mistura de areia e argila sobre esse leito, acentuando o afundamento. “Não é algo para entrar em pânico imediatamente, mas há um processo contínuo que aumenta o risco de inundação”, observou Tom Parsons, geofísico do US Geological Survey, que liderou a pesquisa.


Parsons disse que Nova Iorque e outras cidades costeiras “precisam se planejar para isso”. “Se você for repetidamente exposto à água do mar, poderá corroer o aço e desestabilizar edifícios, o que claramente não é o desejável”, disse. “As inundações também matam pessoas, o que provavelmente é a maior preocupação.”


Revista Oeste /  Foto: Reprodução