Plantão

Redes sociais terão de pagar R$ 12 milhões se não cumprirem moderação quanto à violência nas escolas



Flávio Dino anunciou uma série de medidas para proteger as escolas, entre elas a liberação de uso de seguranças armados


As Big Techs pagarão multa de até R$ 12 milhões caso não façam moderação para barrar conteúdos que incentivem a violência nas escolas e os massacres, anunciou o ministro da Justiça, Flávio Dino.


A multa milionária faz parte de uma série de medidas para aumentar a segurança nas escolas, que ele anunciou nesta quarta-feira, 12. As principais estão relacionadas à moderação das redes sociais, e terão a participação da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).


Segundo Flávio Dino, o Código do Consumidor dá amparo legal para o Ministério da Justiça exigir o cumprimento das normas. “Estamos procurando o regulamento e o fim desse vil mercado da morte”, disse o ministro. Ele também cogitou a existência de “interesses comerciais armamentistas” nas ameaças às escolas.


Entre as medidas que as plataformas digitais devem cumprir, está a proibição de aceitar novos perfis de sujeitos já reconhecidos como ameaçadores, além da exclusão de conteúdos que incentivam a violência nas escolas. A identificação deverá ser feita a partir de endereços.


Além disso, as plataformas deverão repassar à polícia dados que permitam a identificação do usuário que ameace fazer um massacre e do terminal de conexão com a internet imediatamente. O trabalho será coordenado com delegacias de crimes cibernéticos para identificar a apologia a ataques.


Revista Oeste / Imagem: Reprodução/YouTube/Ministério da Justiça.