Plantão

E O ÍNDIO JÁ SE DESCOBRIU? Por João Filho



O homem branco (europeu) "descobriu" o Brasil e evoluiu... Hoje é chamado de homem do 1º mundo! 

O homem negro, foi explorado por séculos, mas através de incansável luta, conquistou direitos e segue sua saga pela igualdade! O homem negro "se descobriu" e evoluiu! 

A mulher desafiou sua condição histórica de subalterna ao gênero masculino, e, mediante esforço colossal (não através dos extremismos), vem conquistando espaços dantes inimagináveis. A mulher segue conquistando sua independência e igualdade! A mulher "se descobriu" e evoluiu!  

E o ÍNDIO brasileiro? São raros os que "se descobriram" e evoluíram. 

Enquanto que os grupos sociais citados neste texto, conseguiram se desenvolver, conquistar seus sonhos, travar suas lutas, escrever seus direitos e exercê-los quais cidadãos, e, ao mesmo tempo, manter seus valores (morais/sociais) básicos, proteger sua herança culltural, há quem defenda que, no caso dos índios, não deve ser assim. 

O índio pode e deve evoluir, "se descobrir", ser independe, ser autônomo, ser cidadão! Por que ele deveria ficar lá em sua tribo, sem explorar, de modo responsável, as riquezas existentes em suas terras e se apropriar do conhecimento que facilite tal propositura? 

Claro que é possível ao índio evoluir sem destruir seu legado cultural! Só é contra isso, os que querem usá-los como massa de manobra, como minoria autoctone, restrita ao atraso histórico. Isso só interessa aos querem mantê-los em seu "estado natural", para exibili-los ao mundo como seres inferiores, cuidados pelo Estado e incapazes de fazer sua história, de serem protagonistas. 

Foi-se o tempo do "bom selvagem", que servia APENAS para tirar fotos, vender artesanato e miçangas, de posar com turistas, fazer meros vídeos e fotos, que os mostrem em estado de desenvolvimento e evolução pré-histórica. 

Deixem o índio "se descobrir", deixem o índio evoluir, permitam que saiam desse marasmo histórico, pois também são cidadãos, também são senhores de seus direitos e deveres.