Plantão

“A Cadeia” será o destino para quem invadir terras em SP, afirma Tarcísio



O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou, neste sábado (29), que não irá tolerar invasões de terras no Estado. Quem fizer isso será punido com prisão, prometeu.

“Seremos duro para garantir o direito de propriedade”, disse Tarcísio ao participar da abertura da 88ª edição da Expozebu, em Uberaba (MG). “Aqueles que tentaram intransigir no Estado de São Paulo estão presos neste momento. E quem tentar [invadir propriedades] terá o mesmo destino: a cadeia.”

A fala sobre quem está preso é relacionada a lideranças da Frente Nacional de Lutas (FNL). Três militantes do grupo, que na época do Carnaval invadiu mais de dez fazendas em São Paulo, foram detidos: José Rainha Júnior, Luciano Lima e Cláudio Ribeiro Passos. Entre outros crimes, eles são acusados de extorquir fazendeiros do interior paulista. Segundo as investigações, eles cobravam dinheiro para deixar — ou não invadir — determinada propriedade rural.

Tarcísio e outros governadores contra invasores de terras

Justiça Invasores Terras Paulista
Militantes do FNL promoveram o ‘Carnaval Vermelho’ no interior paulista | Foto: Divulgação/FNL

Tarcísio Gomes de Freitas é o quinto governador a se posicionar nos últimos dias contra invasões de terra. No início da semana, outros quatro governadores apoiaram publicamente a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar quais os objetivos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e quais pessoas ou empresas são responsáveis por financiar esse tipo de ação.

Ronaldo Caiado (Goiás), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Ratinho Júnior (Paraná) foram os governadores que formalizaram apoio à CPI do MST, que foi autorizada dias depois pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), durante reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), enviou representantes para sinalizar apoio à comissão.


Créditos: Revista Oeste /  Foto: Reprodução