Plantão

Ministro de Lula mantém agenda com chineses e defende presença dos irmãos da JBS envolvidos em corrupção


O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, conversou com jornalistas neste domingo, 26, em Pequim, na China. Ele é o único ministro que está no país asiático após o adiamento da viagem do presidente Lula (PT) por motivos de saúde. 



Fávaro destacou que, apesar da ausência do chefe de Estado, a agenda de encontros empresariais foi mantida e que contratos serão anunciados antes do final da viagem: “Está todo mundo reajustando as agendas, aguardando o restabelecimento do presidente, e fica a critério do governo Chinês marcar a nova data (…) A recomendação era que nós continuássemos a agenda e cumpríssemos tudo aqui o mais rápido possível”.  Na coletiva, o ministro ainda defendeu a presença dos irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos do Grupo JBS, na comitiva do governo brasileiro na China. 

Irmãos Batista em 2017 revelaram como começou esquema na JBS
Irmãos Batista em 2017 revelaram para justiça como começou esquema na JBS

Ambos, os irmãos da JBS, foram presos no passado em ações da Lava Jato. Apesar do adiamento da viagem do presidente, o governo tem se esforçado para manter os compromissos previstos na agenda. Nesta segunda-feira, 27, está programado um evento promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). Na quarta-feira, 29, a perspectiva é de uma reunião com empresários chineses.


Da Redação com informações da repórter Camila Yunes