Plantão

Abin confirma uso de programa para monitorar localização de pessoas



Nesta terça-feira (14), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou o uso de um programa para monitorar a localização de pessoas por aparelhos celulares. O programa foi adquirido durante o governo de Michel Temer (MDB), por R$ 5,7 milhões, sem necessidade de licitação.


A afirmativa foi emitida depois de o jornal O Globo divulgar que a ferramenta tecnológica foi utilizada nos três primeiros anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Em nota, Abin disse que o contrato que se refere ao uso do programa, de caráter sigiloso, teve início em 26 de dezembro de 2018 — ainda no governo Michel Temer — e foi encerrado em 8 de maio de 2021.


“A solução tecnológica em questão não está mais em uso na Abin desde então. Atualmente, a Agência está em processo de aperfeiçoamento e revisão de seus normativos internos, em consonância com o interesse público e o compromisso com o Estado Democrático de Direito”, complementa a nota.


“FirstMile”, como é conhecida a ferramenta, foi desenvolvida pela empresa israelense Cognyte. Ela possibilitava que integrantes da Abin identificassem a localização de qualquer pessoa pelo celular, por meio das redes móveis de telefone 2G, 3G ou 4G.


Gazeta Brasil