Plantão

Bebê de dois meses é resgatado após 128 horas sob escombros na Turquia



As equipes turcas de salvamento resgataram um bebê de 2 meses com vida neste sábado, 128 horas após os devastadores terremotos de segunda-feira que deixaram mais de 21 mil mortos só na Turquia.


O bebê foi resgatado de um edifício que tinha desabado nos tremores da província de Hatay. Este não é o único salvamento das últimas horas, mesmo quando as chances de encontrar mais sobreviventes diminuem.


Um menino de 13 anos foi liberado das ruínas do seu edifício em Hatay depois de também ter passado 128 horas sob os escombros, informou a agência Anadolu.


Na cidade de Nurdag, na província de Gaziantep, socorristas conseguiram salvar cinco membros de uma família que tinham passado 129 horas soterrados.


Os especialistas resgataram primeiro a mãe e uma das filhas e depois localizaram o pai, que insistiu em que duas outras filhas presas nas proximidades fossem socorridas primeiro.


Após horas de trabalho foram todos liberados e hospitalizados para exames médicos, de acordo com a emissora TRT.


Só na Turquia o número de mortos devido aos terremotos de segunda-feira agora é 21.043, de acordo com os últimos números divulgados pelo presidente Recep Tayyip Erdogan.


Mais de 13 milhões de pessoas viviam na área afetada em solo turco, em dez províncias. Há receio de que dezenas de milhares de vítimas ainda estejam debaixo dos escombros.


Entre os sobreviventes, a situação é muito complicada: cerca de 1 milhão de pessoas ficaram sem teto — de acordo com números oficiais — em uma vasta área do sudeste da Turquia, que corresponde a dez províncias e ocupa um território maior que o de um país como Portugal.


Créditos: R7 / Foto: REPRODUÇÃO TWITTER/@ORYXSPIOENKOP.