Plantão

"Faz o L". Lula acena para o Congresso e pede volta do imposto sindical, após cinco anos extinto



O Luiz Inácio Lula da Silva(PT), declarado presidente eleito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em outubro de 2022, encaminhou uma carta ao Congresso Nacional, nesta quinta-feira (2), confirmando que pretende mudar o sistema sindical.

- Queremos também contar com a colaboração do Congresso para a construção negociada de regras para um novo sistema sindical e de proteção ao trabalho. As propostas serão elaboradas por meio de diálogo tripartite — governo, centrais sindicais e empresariais — e submetidas à apreciação e ao aperfeiçoamento pelos representantes do povo no Congresso. Haveremos de alcançar o equilíbrio entre a proteção ao trabalho, a liberdade de empreender e o estímulo ao investimento - disse o petista, preso por corrupção e lavagem de dinheiro no âmbito da operação Lava Jato.

A contribuição sindical estava extinta desde 2017, quando o ex-presidente Michel Temer (MDB), ex-aliado de Lula, assumiu o poder em substituição à Dilma Rousseff (PT), que foi impeachmada por pedaladas fiscais. 

Se a taxa for retomada, fortalecerá sindicatos, centrais sindicais e deverá encher os cofres das entidades com, aproximadamente, 4 bilhões de reais por ano.


Fonte: Jornal da Cidade online