Plantão

Lula já está pronto para encontro com ditadores, Maduro e Miguel Díaz-Canel



Na sua primeira viagem internacional oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva programou encontros com antigos aliados de esquerda da América Latina. Entre eles, o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Lula desembarcou na Argentina no domingo 22. O petista fica em solo argentino até amanhã. No dia seguinte, cumprirá agendas no Uruguai. Ao todo, Lula deverá ter cinco reuniões bilaterais.


Na terça-feira 24, vai participar cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Lula vai formalizar a volta do Brasil ao bloco, abandonado no governo de Jair Bolsonaro, em 2019.


Ele também terá encontros bilaterais. Um deles será com o ditador venezuelano. Com Maduro, deverá ser debatida a relação da Venezuela no Mercosul, bloco do qual o país vizinho foi suspenso em 2016. “Nós temos interesse, sim, em retomar essa parceria”, admitiu o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, em entrevista à CNN.


Além de reuniões com Maduro, Lula também deve se encontrar com o ditador de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner.


Lula viajou para Argentina acompanhado de seis dos seus 37 ministros. Entre eles, Fernando Haddad (Fazenda), Mauro Vieira (Itamaraty) e Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência). Completam ainda a lista os ministros Nísia Trindade (Saúde), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) e Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), além da primeira-dama, Janja.


Revista Oeste