Plantão

URGENTE! Lula e Haddad devem encabeçar plano de moeda única para América do Sul



Fernando Haddad, ministro da Fazenda do governo do presidente eleito Lula (PT), deve colocar em prática uma proposta que defende a criação de uma moeda única para os países da América do Sul.


Em artigo publicado no dia 1 de abril de 2022, na Folha de S.Paulo, e assinado por Haddad e pelo economista Gabriel Galípolo, ambos afirmam que a iniciativa pode acelerar a integração regional e, com isso, fortalecer a soberania monetária dos países do continente.


Galípolo foi convidado e aceitou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Fazenda, número 2 da pasta. 


Haddad e Galípolo defendem um projeto de integração que fortaleça a América do Sul, aumente o comércio e o investimento combinado, o que seria capaz de fortalecer um bloco econômico “com maior relevância na economia global e conferir maior liberdade ao desejo democrático, à definição do destino econômico dos participantes do bloco e à ampliação da soberania monetária”.


Ambos reconhecem que a situação não é simples, em função das diferenças estruturais e macroeconômicas dos países da região. Porém, “a experiência monetária brasileira, como o êxito na operacionalização da URV (Unidade Real de Valor), pode subsidiar um paradigma à criação de uma nova moeda digital sul-americana (SUR), capaz de fortalecer a região”.


Segundo a proposta, a moeda seria emitida por um Banco Central Sul-Americano, com capitalização inicial feita pelos países-membros, proporcionalmente às suas participações no comércio regional. “A nova moeda poderia ser utilizada tanto para fluxos comerciais quanto financeiros entre países da região”.


“A criação de uma moeda sul-americana é a estratégia para acelerar o processo de integração regional, constituindo um poderoso instrumento de coordenação política e econômica para os povos sul-americanos. É um passo fundamental rumo ao fortalecimento da soberania e da governança regional, que certamente se mostrará decisivo em um novo mundo”, finaliza o artigo.


Com informações de Revista Fórum