Plantão

França vence a Polônia por 3 a 1, e vai às quartas de final



A França não fez uma partida exuberante, mas conseguiu derrotar a Polônia por 3 a 1, neste domingo, 4, no Al Thumama, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Mesmo sofrendo em alguns momentos do jogo, a seleção francesa confirmou o favoritismo e venceu com show de Kylian Mbappé. Além de servir Olivier Giroud no primeiro tempo, o craque do Paris Saint-Germain anotou dois golaços na etapa complementar. Já nos acréscimos, Robert Lewandowski converteu uma penalidade e fez o gol de honra para os poloneses. Com o resultado, os franceses avançam às quartas de final e aguardam quem passar de Inglaterra x Senegal. O próximo jogo do time de Didier Deschamps acontece no sábado, 10, no Al Bayt, a partir das 16 horas (de Brasília). Já os poloneses se despedem do torneio do Catar sem repetir a sua melhor campanha em Mundiais – em 1974 e 1982, a Polônia ficou no terceiro lugar no torneio da Fifa.


O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio no Al Thumama. Com mais volume de jogo, a França apostou nos ataques pelos lados, com Mbappé e Ousmane Dembélé sendo bem participativos. Apesar do controle na posse de bola, os franceses incomodaram pouco, com um chute de Tchouaméni sendo o mais perigoso dos minutos iniciais – Szczesny fez excelente defesa. Ao contrário da partida diante da Argentina, a Polônia também arriscou seus ataques, apostou nos contragolpes e conseguiu incomodar. Melhor jogador  do time, Robert Lewandowski arriscou duas batidas perigosas. Na melhor chance, Zielinski exigiu defesa à queima-roupa de Lloris. No rebote, Kaminski só não mandou para as redes porque Varane salvou em cima da linha. Mesmo com o grande susto, os Blues não se abateram e conseguiram abrir o placar aos 43 minutos, com Giroud. O atacante recebeu assistência de Mbappé e bateu na saída do arqueiro japonês. Com o gol, o centroavante se isolou como maior goleador da história da seleção francesa.


Com mais espaço para atacar, a França voltou sendo perigosa e incomodou com cruzamento fechado de Griezmann, afastado de soco por Szczesny. O astro Mbappé, em chute de fora da área, também quase contou com um desvio do adversário para ampliar. Até mesmo Giroud teve chance de aumentar a vantagem, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. De tanto insistir, os franceses conseguiram o segundo. Em contra-ataque ligado por Griezmann com um chutão, Giroud recebeu e acionou Dembélé. Após avançar por alguns metros, o atacante serviu Mbappé, que encheu o pé para estufar as redes. Já no fim , o craque do PSG chegou ao quinto gol na Copa com uma pintura. Com pouco ângulo, o astro acertou uma bomba no ângulo esquerdo de Szczesny. Já nos acréscimos, ainda deu tempo para Robert Lewandowski converter uma penalidade, deixando o torneio com dois gols marcados.


JP