Plantão

O único ministro do STF que entrou mudo e saiu calado no encontro com Lula; Veja!



De todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que estavam presentes na reunião com Lula, nesta quarta-feira, apenas um se manteve quieto durante toda a conversa: André Mendonça.


Dos 11 ministros da corte, dez participaram da reunião. O único ausente foi Luís Roberto Barroso, que está no Egito para participar da COP-27. Mendonça, assim como os colegas, cumprimentou Lula quando chegou à sala da reunião, mas diferentemente dos demais, não teceu comentário algum durante a conversa. A recepção que deu ao petista, no entanto, foi descrita como “cordial” pelos presentes.


André Mendonça e Kássio Nunes Marques foram indicados ao Supremo pelo presidente Bolsonaro. Mendonça enfrentou uma campanha dura até ser sabatinado pelo Senado e teve como principal cabo eleitoral a primeira-dama, Michelle Bolsonaro.


Após a reunião, Nunes Marques sinalizou a colegas que considerou a visita de Lula à corte uma atitude “diferenciada” que chamou a atenção “positivamente”.



No encontro, o petista destacou a necessidade de restabelecer a institucionalidade e harmonia entre os poderes. Também afirmou que pretende fazer “muita política” e deixar que as discussões políticas fiquem no Congresso. O presidente eleito quis sinalizar que buscará não envolver a corte em temas que são responsabilidade de outros poderes. Lula também afirmou que será criterioso na escolha dos ministros que indicará para o tribunal e que eles terão envergadura para integrarem o Supremo.


O petista estava acompanhado do ex-ministro Aloizio Mercadante, da deputada federal Gleisi Hoffmann, do advogado Cristiano Zanin e do governador e senador eleito Flávio Dino.


O Globo, Foto: Carlos Moura/SCO/STF/Divulgação