Plantão

José Dirceu preso por vários crimes, mantém distância de Lula para evitar problemas, deve aparecer somente na posse



Ex-todo poderoso ministro da Casa Civil do primeiro governo Lula, José Dirceu vem mantendo distância regulamentar do agora presidente da República eleito.


Dirceu havia sido condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) à pena de 27 anos e quatro meses de prisão, em regime inicial fechado, pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.


No dia do segundo turno, no domingo (30/10), por exemplo, Dirceu estava em São Paulo, mas optou por não ir ao hotel onde a maioria dos petistas acompanhou a apuração e onde Lula fez seu primeiro pronunciamento.


O ex-ministro assistiu à contagem de votos em um galpão no bairro Campos Elíseos. Estava ao lado de advogados e de lideranças do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).


O único integrante da família Dirceu a ir ao hotel de Lula foi o filho do ex-ministro, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), que se reelegeu ao cargo no primeiro turno.


Aliados dizem que o ex-ministro tem consciência de que sua presença poderia trazer problemas para Lula, que, desde a campanha, já descartou as presenças de Dirceu e de Dilma Rousseff no futuro governo.


Portal Metrópoles