Plantão

Gleisi parte para o ataque aos comandantes das Forças Armadas “Não é papel das forças armadas se meter em política nem defender manifestações golpistas”



A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou nesta sexta-feira (11) que não é papel das Forças Armadas fazer avaliação política e que o direito de manifestação não cabe àqueles que atentam contra a Constituição. As declarações foram feitas durante conversa com jornalistas, logo após a primeira reunião do conselho político da equipe de transição do governo Lula (PT).


“No meu entender, não é papel dos comandantes das Forças Armadas fazer avaliação política, se posicionar politicamente, nem fazer avaliação sobre as instituições republicanas. E o direito de manifestação não cabe a quem atenta à Constituição”, afirmou a parlamentar.


Segundo ela, a nota divulgada pelos comandantes das Forças Armadas é um “fato isolado”. “Vejo isso como um fato desses comandantes, desse governo, um fato que tende a ser isolado. Não acredito que a totalidade das Forças Armadas pense assim.”


Posteriormente, Hoffmann voltou a se manifestar sobre o tema nas redes sociais e afirmou que as manifestações nas rodovias e quartéis se tratam de “golpismo” e devem ser combatidos. “Não é papel dos comandantes militares opinar sobre o processo político, muito menos sem a atuação das instituições republicanas. O direito de manifestação não se aplica a atos contra a democracia, que devem ser tratados pelo nome: golpismo. E combatidos, não são pacíficos nem ordeiros”, escreveu a parlamentar.


Gazeta do Povo