Plantão

Faculdade detecta duas linhagens inéditas no Brasil de variante do coronavírus



Por meio da análise de amostras de pacientes da Grande São Paulo, o Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), de Santo André, detectou duas linhagens da variante ômicron do coronavírus que ainda não tinham sido registradas no país. Tratam-se da BQ 1.1.17 e BQ 1.18.


O sequenciamento genômico do vírus presente nas amostras foi realizado pelo Laboratório de Análises Clínicas do Centro Universitário. O local voltou a fazer sequenciamento por causa do recente crescimento na quantidade de novos casos de covid-19 no ABC Paulista.


Tanto o paciente infectado pela BQ 1.1.17 como o que estava com a BQ 1.18 no organismo haviam apresentado sintomas leves de covid. Entretanto, não estão confirmados os efeitos das duas linhagens na transmissibilidade ou na gravidade da doença. De acordo com Beatriz da Costa Aguiar Alves, pesquisadora e coordenadora do setor de Biologia Molecular do Laboratório de Análises Clínicas da FMABC, "conforme surgem novas mutações, sempre temos algumas alterações no número de casos, mas isso não impacta necessariamente na gravidade".


SBT News