Plantão

Com dois de Saka, Inglaterra goleia Irã por 6 a 2 e estreia bem na Copa do Mundo 2022



A Inglaterra estreou com o pé direito na Copa do Mundo 2022, nesta segunda-feira, 21, ao derrotar o Irã por 6 a 2, no Khalifa Stadium, em confronto válido pela rodada inaugural do Grupo B. Sem dificuldade, a seleção inglesa conseguiu furar o bloqueio da equipe do Oriente Médio, marcando três vezes no primeiro tempo com Jude Bellingham, Bukayo Saka e Raheem Sterling. No retorno do intervalo, Saka, Marcus Rashford e Jack Grealish balançaram as redes e transformaram a vitória em goleada. Mehdi Taremi, astro do país asiático, fez os dois gols para o seu time. Com o resultado, “Os Três Leões” assumem a liderança da chave, que ainda terá o duelo EUA x País de Gales a partir das 16 horas (de Brasília), no complemento da rodada. O próximo duelo dos ingleses acontece na próxima sexta-feira, 25, contra os estadunidenses, às 16 horas (de Brasília). No mesmo dia, às 7h (de Brasília), os iranianos medem forças com os galeses em busca da primeira vitória no Mundial do Catar.


O primeiro tempo começou truncado no Khalifa Stadium. Logo aos três minutos, John Stones e Harry Maguire caíram dentro da área e reclamaram de pênalti, mas o árbitro brasileiro Raphael Claus mandou a partida seguir. Pouco depois, uma trombada do goleiro iraniano Beiranvand com o companheiro Majid Hosseini fez com que o jogo ficasse paralisado por quase dez minutos. Após o longo período de atendimento médico, o arqueiro até voltou ao jogo, mas precisou ser substituído por suspeita de concussão, além de uma fratura no nariz. Já com a bola rolando, a seleção inglesa controlou a posse e passou a incomodar a partir da meia hora. Primeiro, Saka emendou chute rente ao poste. Na sequência, Maguire acertou bela cabeça no travessão. Aos 34 minutos, não teve jeito: Luke Shaw recebeu de Sterling na esquerda e levantou na medida para Jude Bellingham, que ganhou do marcador e mandou para as redes. Empolgada, a Inglaterra não “tirou o pé” e chegou ao segundo através da bola parada, sua especialidade. Após cobrança de escanteio, Maguire ajeitou para Saka finalizar no ângulo, anotando uma pintura aos 40. Já nos acréscimos, Kane avançou com liberdade pela direita e cruzou para Sterling desviar para as redes, anotando o terceiro dos europeus.


Apesar da vitória inglesa encaminhada e o forte calor no Oriente Médio, as seleções não diminuíram de ritmo no retorno do intervalo. Pressionando a saída de bola dos iranianos, a Inglaterra conseguiu o quarto aos 16 minutos do segundo tempo. Após boa recuperação no ataque, Sterling acionou Saka, que fintou o marcador do Irã com categoria e estufou as redes. Em busca de uma recuperação, os asiáticos ainda diminuíram Taremi, que recebeu nas costas de Maguire e bateu forte para descontar – a bola ainda tocou no travessão de entrar. Com o triunfo sacramentado, o treinador Gareth Southgate promoveu alterações, colocando Marcus Rashford, Phil Foden e Jack Grealish. Logo na primeira jogada, o atacante do Manchester United recebeu de Kane e não perdoou. Já no fim, os ingleses ainda tentaram ampliar e conseguiram com Grealish, completando passe de Callum Wilson, já na pequena área. No último lance, Claus contou com auxílio do VAR para anotar uma penalidade a favor do Irã. Na batida, Taremi deslocou Pickford para diminuir o prejuízo.


JPNews