Plantão

URGENTE! Se Lula ganhar, vai ter como efeito retomada das grandes mobilizações do MST, diz líder do movimento



João Pedro Stedile, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), afirmou que, se Luiz Inácio Lula da Silva (PT) for eleito presidente, o Brasil voltará a ter “grandes mobilizações em breve”. A declaração foi dada em entrevista ao Brasil de Fato.


Stedile disse que o desemprego, o agravamento da crise econômica e o governo de Jair Bolsonaro têm desanimado o povo a fazer greves e ocupações de terra. Segundo ele, o país vive um “refluxo do movimento de massas”.


“As mobilizações populares não dependem da vontade dos dirigentes ou de entendermos que são necessárias. Infelizmente, aqui no Brasil, nós estamos ainda no refluxo do movimento de massas.” Acrescentou ainda que “ninguém gosta de dar soco em ponta de faca”.


Para o líder do MST, a retomada das “grandes mobilizações de massa” seria uma “consequência natural” da vitória de Lula.


“Mas eu acredito que isso é passageiro. E acho que a vitória do Lula, que se avizinha, vai ter como uma consequência natural, psicossocial nas massas, um reânimo para nós retomarmos as grandes mobilizações de massas. Movimento de massa não é só fazer passeata, é quando a classe trabalhadora recupera a iniciativa na luta de classes e então passa a atuar na defesa dos seus direitos de mil e uma formas. Fazendo greves, ocupações de terra, ocupações de terreno, mobilizações, como foi naquele grande período, de 1978 a 1989. […] A luta de classes é uma gangorra. Eu acho que nós voltaremos a ter mobilizações em breve.”


CNN Brasil