Plantão

PARAÍBA – CONCEIÇÃO – PB: PASSADO E PRESENTE; Por João Filho



Há 141 anos: um século, quatro décadas mais um ano, em 1881, passava a existir, oficialmente, nosso município e sua cidade sede, Conceição-PB.


Os índios Coremas e Panatis da tribo dos Cariris (índios do sertão ou interior) habitavam esta região. Com a chegada dos colonizadores, tal como se deu por toda a América, do norte, central e do sul, os europeus, ditos "civilizados," ao se encontrarem com os naturais da terra, (ditos selvagens), iniciaram um processo de aculturação, em muitos casos de escravização, fato que forçou muitas tribos a se mudarem para o interior, saindo da região litorânea. 


Algumas tribos indígenas do litoral (região beira mar), que se adaptaram à colonização portuguesa e, portanto, ao “processo civilizatório europeu”, terminaram aliados aos conquistadores. Os originais do território paraibano, os Potiguaras não aceitaram a colonização portuguesa, terminando por se aliar aos franceses. Os Tabajaras, vindo do Ceará, se aliaram aos portugueses.  


As inimizades históricas na Paraíba entre Potiguaras e Tabajaras, levando em conta como terminou o confronto entre essas tribos e os “lados” que apoiaram - Tabajaras (portugueses) e Potiguaras (franceses) - explica o fato de a Paraíba ser chamada “Terra dos Tabajaras”.  


Os Tabajaras não eram naturais do território paraibano. Na verdade esse povo migrou para a Paraíba e, ao se estabelecer em território paraibano se tornou inimigo dos Potiguaras, que em nosso território já habitavam.

  

O resultado dos confrontos entre os conquistadores portugueses, com apoio dos Tabajaras contra os Potiguaras (que tinham apoio dos franceses invasores e traficantes de madeira etc), foi a expulsão dos Potiguaras do território paraibano para o Rio grande do Norte. Tal fato acarretou um erro histórico: O Rio Grande do Norte ganhou o status de "Terra dos potiguaras" ou "Potiguar" e a Paraíba, "Terra dos Tabajaras". Tal lapso histórico, vem sendo corrigido, pois os índios originais da Paraíba (litoral) foram os Potiguaras. 


Após os esclarecimentos sobre a História de nosso Estado, voltemos à História de nosso município, Conceição – PB.  


O alferes Nicolau Rodrigues dos Santos, no dia 04 de julho de 1783 (século XVIII) registrou essas terras como uma Sesmaria - porção de terra doada pelo donatário da capitania hereditária da Paraíba – com fins a facilitar a ocupação do sertão e sua colonização - no arquivo Público do Estado.


Quase um século depois, seu descendente, João Rodrigues dos Santos e seus irmãos fundaram, já no século XIX (1881), um povoado e lhe deram o nome Conceição; construíram casas e a Capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. 


Assim, consolidou-se a ocupação desta parte do semiárido paraibano. Lugar de boas terras para cultivo, povo acolhedor, onde hoje fincamos nossas raízes. 


A história de nossa linda cidade nos possibilitou avanços, retrocessos, estagnações, mudanças, permanências e continuidades. Como é comum às histórias de cada território por esse Brasil afora, a de Conceição não foge aos caminhos e descaminhos inerentes ao processo de convivência e sobrevivência da humanidade. 


Conceição, na última década, deu uma arrancada em desenvolvimento, fato facilmente observável mediante a realização de obras (na zona rural e urbana) de infraestrutura, como calçamentos e esgotos, escolas, quadras esportivas, asfaltamentos das avenidas principais etc... Rompendo com um longo período de estagnação no qual ficamos “parados no tempo”. 


Pois bem, vivamos do presente; curtamos nossa cidade e tudo que ela nos proporciona. Entendamos que há sempre muito a ser feito e, que é o comodismo que traz a volta do retrocesso. Assim, nunca nos esqueçamos da necessidade de nos mantermos vigilantes, pois o preço do sucesso é o trabalho constante! 


FELIZ ANIVERSÁRIO CONCEIÇÃO DA PARAÍBA!!!