Plantão

Justiça solta um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro



Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, é um dos fundadores da facção criminosa Amigo dos Amigos.


A Justiça decidiu soltar Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, conhecido como um dos maiores traficantes do Rio de Janeiro. Ele deixará o Presídio Lemos de Brito, o Bangu 6, na tarde desta terça-feira, 18. A decisão é do juiz Marcello Rubioli, da Vara de Execuções Penais.


O magistrado concedeu liberdade a Celsinho, fundador da facção criminosa Amigo dos Amigos (ADA), no único processo que mantinha o traficante preso. Ele era acusado de ter comandado a invasão da Rocinha, em 2017. Segundo o Ministério Público (MP), a acusação contra Celsinho teria sido forjada a pedido do delegado Maurício Demétrio, acusado de envolvimento com o jogo do bicho.


Conforme diz a denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Demétrio teria oferecido pagamento de vantagem indevida a Antônio Ricardo, na época delegado titular da Delegacia da Rocinha, para incluir o nome de Celsinho no inquérito que investigava a invasão. Essa medida atenderia aos interesses do bicheiro Fernando Iggnácio e prejudicaria o traficante, que era desafeto do contraventor.


O objetivo era transferir Celsinho para a Penitenciária de Segurança Máxima de Catanduvas, no Paraná. De acordo com as investigações, Celsinho teria desligado as máquinas caça-níqueis do bicheiro nas áreas que estavam sob seu controle.


A decisão da soltura foi possível porque, no processo em que foi condenado por tráfico, Celsinho já havia cumprido o período de reclusão de pena.


Foto: Brunno Dantas/TJ-RJ