Plantão

PROPAGANDO MENTIRAS! Lula e Janones divulgam fake news sobre redução de salário mínimo



O deputado federal André Janones (Avante), gravou um vídeo para propagar uma informação falsa, dizendo que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) vai propor a redução do valor do salário mínimo, de aposentadorias, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pensões. O ministério da Economia já negou as informações.

No Facebook, o candidato à presidência da República, Lula (PT), também divulgou a informação falsa, apesar de saber que é fake news.

Eis a nota do Ministério da Economia:

Ministério da Economia informa que não há qualquer plano para alterar as regras dos reajustes anuais do salário mínimo e das aposentadorias pela inflação (INPC).

O ministro Paulo Guedes afirma que o salário mínimo e as aposentadorias serão corrigidas, no mínimo, pelo índice da inflação, podendo inclusive, ter uma correção acima deste percentual.

É falaciosa a informação de que o ministério pretende adotar medida que possa causar danos à camada mais frágil da população.

O fato é que o governo priorizou a assistência aos mais frágeis, com programas de apoio durante a pandemia. O governo triplicou o valor do Auxílio-Brasil, além de estender o alcance do programa para mais de 20 milhões de famílias. Nem mesmo durante o momento mais crítico da Covid-19, os reajustes deixaram de ser integralmente aplicados.