Plantão

GAFES, MALDADE OU ANALFABETISMO EM HISTÓRIA?



Vou logo dizendo que foi uma mistura das três alternativas: uma gafe é palavra mal colocada, impensada, indiscreta ou desastrada. Já a maldade, que pode ser em palavras ações ou pensamentos, é uma ação que prejudica outros, algo perverso, desumano, uma atitude que visa o mal. 


O analfabetismo em História, de modo resumido, pode advir de uma escolaridade deficiente, do desinteresse pela disciplina e até mesmo de uma doutrinação, por parte dos professores, que encaminharam as informações históricas com fins a criar e desenvolver em seu alunado uma consciência história restrita a uma interpretação ideológica dos fatos históricos. Nessa perspectiva, objetivaram formar militantes de uma causa.  


No contexto das análises sobre as comemorações do 7 de setembro de 2022, quando o Brasil completou seus 200 anos de Independência, dois comentários extremamente rasos (um desculpável e outro imperdoável), que não só indiciam analfabetismo histórico e maldade, mas também podem ser considerados gafes dignas de serem copiadas em programas humorísticos, são citados a seguir: 


O ex-presidente, ex-condenado, hoje descondenado, mas que não consegue se livrar da pecha de ladrão, ao comentar, em claro e bom som (em ambiente onde só estão seus cúmplices), sobre as multidões que participaram das comemorações pela independência do Brasil, no 7 de setembro passado, que, inexoravelmente, se fundiu à imagem de Bolsonaro, afirmou que as milhões de pessoas que estiveram nos atos por todo o Brasil, 'pareciam membros da "Ku Klux Klan", só faltou estarem usando capuzes'. 


Para os mais desavisados em História (analfabetos em História tal como o Lula), a dita Ku Klux Klan é uma organização terrorista surgida nos EUA entre 1865/1866, formada por supremacistas brancos, que logo a após a Guerra Civil dos Estados Unidos (1861-8651), perseguiu especou e assassinou pessoas negras porque o Congresso estava discutindo leis para combater o racismo. 


Na opinião descarada, maliciosa, maldosa e mentirosa do decrépito político, famoso por ser o mais corrupto do mundo, os milhões de manifestantes, são terroristas, preconceituosos, racistas e assassinos de negros. 


A velha raposa, analfabeta quanto a conhecer a própria população que jura defender, desconsiderou que nas multidões haviam pessoas de todas as etnias e tons de pele, em especial num país onde 54% são negros e pardos. Se não viu pessoas com toda essa diversidade, é porque sua caduquice, sua maldade, sua cegueira histórica e pelo poder, impediu que enxergasse ou ouvisse, os gritos por independência, liberdade e, não raro os coros: "Lula ladrão, seu lugar é na prisão!" 


Não podemos deixar de frisar que o ignóbil 'ex-coisas negativas', também ofendeu uma das comidas mais apreciadas pelo brasileiro, o cuscus, quando, não conseguindo pronunciar Ku klux klan, simplesmente falo "cuscus clan". 


O STF certamente não levará em conta a 'cagada' do Lula, que, na verdade, foram declarações criminosas contra os milhões de brasileiros, mas, os defensores do "cuscus" prometem acionar o abestado de língua presa na Justiça. (hehe). 


Um outro comentário, que ultrapassou os limites do ridículo (em termos de gafe) e de analfabetismo em História, foi de uma comentarista da CNN, da qual não sei o nome e nem me interessa sabê-lo, dada sua insignificância, que ousou reescrever parte da História do Brasil em relação a um de nossos símbolos, a Bandeira Nacional. A analfabeta em História cometeu o disparate de retirar de nossa Bandeira as palavras: "ORDEM E PROGRESSO", substituindo-as por "INDEPENDÊNCIA OU MORTE",  ao vivo e em cores! 


Tamanha imbecilidade coloca o Lula e a "analfa" comentarista, em pé de igualdade quanto ao desconhecimento do básico sobre História e sobre os nossos símbolos nacionais. 


Que Deus nos proteja desse tipo de gente! Um roubou nossos cofres públicos e agora quer voltar com a cara mais deslavada. A outra quer roubar nossa ideia de Ordem e Progresso e nos "presentear" com o seu analfabetismo em História, típico de comuno/socialistas.