Plantão

Secretaria de Saúde da PB investiga mais 3 casos e Cientistas alertam para novos sintomas da varíola dos macacos: inchaço do pênis e dor no reto



A Secretaria de Saúde do Estado da Paraíba investiga outros três casos suspeitos de infecção pela doença monkeypox, conhecida como ‘varíola dos macacos’. Os três casos são de moradores de João Pessoa, sendo dois homens, com idade entre 20 e 29 anos, e uma mulher, na faixa etária entre 50 e 59 anos.



Os sintomas da doença são início súbito de lesão em mucosas e erupção de pele aguda sugestiva para monkeypox, única ou múltipla em qualquer parte do corpo (incluindo região genital/perianal, oral) e dor na região do ânus ou reto com ou sem sangramento ou edema peniano associados à progressão da lesão já podem configurar alerta para a doença.



Outros critérios como exposição próxima e prolongada, sem proteção respiratória ou contato físico direto, incluindo contato sexual, com parcerias múltiplas e/ou desconhecidas ou com caso provável ou confirmado de monkeypox nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas elevam o risco de contágio e a pessoa passa a ser um caso provável da doença.



“É uma doença de tratamento sintomático cuja prioridade do paciente deve ser manter-se em isolamento a fim de não contaminar outras pessoas. De toda forma, os pacientes com suspeita da doença devem procurar um atendimento médico para que seja notificada a suspeita e feita a investigação necessária com coleta de exames. Esse contato também é importante para que a rede de saúde possa acompanhar a evolução do caso”, disse a secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega.


Cientistas alertam para novos sintomas da varíola dos macacos: inchaço do pênis e dor no reto


O vírus Monkeypox causa uma doença com sintomas semelhantes à varíola comum, mas menos graves. Uma das características principais da varíola dos macacos é a manifestação na pele, na forma de bolhas ou lesões que podem aparecer em diversas partes do corpo, como rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais.


No entanto, no surto atual da doença que atinge múltiplos países pela primeira vez, cientistas têm descrito novos sintomas associados à infecção. Pesquisadores do Reino Unido divulgaram, em um estudo publicado no periódico BMJ, dois novos sinais da doença dor na região do ânus e inchaço do pênis.



Os especialistas do Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês) sugerem que as manifestações clínicas devem ser incluídas nas orientações de saúde pública e aos profissionais para auxiliar no diagnóstico precoce e reduzir a transmissão da doença.



Da Redação com fonte83.com.br e CNN Brasil