Plantão

Putin assina decreto para aumentar contingente do Exército russo



O presidente russo Vladimir Putin assinou, nesta quinta-feira (25), um decreto para aumentar em 10% o número de soldados no Exército, em plena ofensiva contra a Ucrânia e em um contexto de crescente tensão com os países ocidentais.


O Exército deve ter 2 milhões de membros, dos quais 1,15 milhão serão soldados, em comparação com o efetivo de 1,9 milhão que as Forças Armadas tinham em 2017, segundo um decreto publicado pelo governo que entrará em vigor em 1º de janeiro.


Sem contar o pessoal civil, isso representa um aumento de 137 mil militares, ou mais de um décimo da força de combate atual.


A medida, cujas razões não constavam no decreto, coincide com a ofensiva que o Exército russo vem realizando na Ucrânia há seis meses.


Tendo falhado em tomar Kiev no início da intervenção, as forças russas estão concentrando seus esforços no leste e no sul da Ucrânia.


Até agora, o Kremlin não ordenou nenhuma mobilização geral.


Além disso, a decisão também veio em um momento em que as relações entre a Rússia e os países ocidentais passam por uma crise de alcance sem precedentes desde o fim da Guerra Fria.


por AFP