Plantão

A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA; Por Luiz Rosa Filho

 


Mais uma eleição se aproxima, e com ela a esperança de melhorias nas diversas áreas, que cercam a população brasileira. A cada nova eleição os eleitores tem a oportunidade de escolher o candidato que venha a satisfazer os anseios, a prosperidade e a melhoria do bem estar social. Isso se dar devido ao nosso regime democrático, onde o povo tem o dever de decidir quem serão os seus representantes no poder executivo e legislativo, por um período de 4 (quatro) anos.


            Neste contexto, “a representação é a opção disponibilizada e parece aproximar a população aos homens públicos que cuidam dos bens destinados à coletividade”. (ALCÂNTARA; LIMA, 2017, p. 34). Assim, na escolha dos nossos representantes é preciso ficar atento, uma vez que eles serão os que irão cuidar dos bens, que são essenciais para uma coletividade, a população. No caso, a índole, o perfil, a história, a reputação, o zelo com o bem público precisa ser encorajado, a fim de que possamos fazer escolhas bem sucedidas.


         Neste ínterim, a cidade de Conceição já teve alguns representantes a nível estadual e federal, como o saudoso Wilson Braga, Lúcia Braga, Vani Braga, que representou não apenas Conceição, mas todo o vale do Piancó, todo o Sertão, porque não dizer, toda a Paraíba.


            Com eles, se Conceição, o valor do Piancó, o Sertão, a Paraíba não ganhou, perder que não perdeu, pois eles de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento das localidades citadas. Pois, quem não se lembra do projeto Canaã, de Wilson Braga, que visou captar e aproveitar os recursos hídricos, como também à multiplicação de empregos no Sertão semiárido, duramente atingido pela seca. Além do mais a água chegou para diversas cidades, a fim de desenvolver a produção de alimentos por meio da irrigação, bem como manter água para o consumo humano.


            Na há duvidas, que a facilidade será sempre maior em conseguir recursos, crescimento, desenvolvimento de uma região nas diferentes áreas através de representantes filhos da cidade, da região, pois eles conhecem de perto a situação, a realidade de cada localidade, os anseios das pessoas, devido a sua vivência ao lado de cada um por vários anos, por vez chegou até a sentir na pele a dificuldade enfrentada por muitos na busca de melhorias.


            Após muitos anos de espera, Conceição, o vale do Piancó tem uma nova oportunidade de simplificar as angústias de busca por melhorias, de forma direta, pois tem um nome local posto à disposição, e não falta preparo e experiência com a administração pública, visto que exerceu mandato de vereador, presidência de câmara legislativa, e chegou exercer o posto máximo de uma cidade, quando eleito e reeleito prefeito da Cidade de Conceição.


            Esta pessoa é NILSON LACERDA, que durante o período que comandou os poderes legislativo e executivo, comprovou seu zelo pela coisa pública, quando suas contas do legislativo foram sempre aprovadas. Com relação às contas enquanto gestor do poder executivo até o momento 7 (sete) contas foram aprovadas, faltando apenas uma, e que ainda não foi apreciada pelo órgão competente. Ainda, vale destacar que NILSON LACERDA deixou o executivo com mais de 80% de aprovação, pela população de Conceição.


            Pela competência demonstrada, pela reputação ilibada, boa personalidade, e acima de tudo comprometimento e zelo pelos bens e recursos públicos, como também preocupação com os mais necessitados, este homem aceita o desafio de representar Conceição, o vale do Piancó, o Sertão, a Paraíba, para que possamos crescer juntos em busca de desenvolvimento, crescimento, melhoria para todos os segmentos da população, e se possível em todas as áreas sociais.

 

REFERÊNCIA

 

ALCÂNTARA, Adriana Soares; LIMA, Hermano Machado Ferreira. Representação Política. Disponível em: https://www.revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/577/634. Acessado em: 03/08/2022.