Plantão

5 de Agosto de 1585, "Conquista da Paraíba!" ou, como queiram: "Fundação da Paraíba!”; Por João Filho



No litoral paraibano, os índios Potiguaras e Tabajaras, do povo Tupi, já bem antes do século XVI (pós 1501), lutavam uns contra os outros em suas tradicionais guerras tribais.


Com a chegada do português, colonizador e conquistador (inícios do século XVI), o então território, a Terra de Pindorama, receberá do colonizador, o nome Brasil. Há quem afirme que a ideia do nome Brasil tenha vindo da “cor de brasa” presente na árvore (caule) já conhecida dos portugueses, e que havia em grande quantidade em todo o litoral.


Essa madeira levada para Europa proporcionava a extração de uma tintura, de cor escarlate, usada para tingir tecidos e, por isso, muito valiosos e lucrativos para os comerciantes portugueses, que se fizeram donos desta terra, e para os franceses, que se faziam invasores.


O europeu colonizador ser chamado também de conquistador é fato reconhecido não só no Brasil, mas também na América espanhola. É bem verdade, que se nossos indígenas (da América do Sul/latina), não tivessem sido contatados e consequentemente “conquistados”, por portugueses ou espanhóis, teriam sido por outras nações europeias, como de fato, por aqui depois chegaram, a exemplo dos ingleses e holandeses.


É de interesse uma análise que verifique as estratégias utilizadas pelos “conquistadores”. O exame das fontes históricas demonstra a existência de um método, que envolvia a manipulação dos indígenas e explorava as divergências que já existiam entre tais povos.


Os Potiguaras já viviam em território, que hoje sabemos paraibano, já os Tabajaras vieram do território vizinho, hoje Ceará. Entende-se, que de início, esse fator já os fizessem povos inimigos.


 A disputa entre portugueses, que tomaram posse das terras, hoje Brasil, em nome de Portugal, e franceses, que não aceitavam a divisão das terras da América entre portugueses e espanhóis, fez com que portugueses e franceses buscasse aliados entre as tribos potiguaras e Tabajaras.


Explorando as inimizades, que já havia entre Potiguaras (aliados aos franceses) e Tabajaras (aliados aos portugueses), o “conquistador” os motivava a se matarem. Essas guerras fraticidas (entre irmãos), que já existiam, facilitaram grandemente a aceitavam e concretização da conquista.


Assim, a presença de portugueses e franceses no litoral paraibano, não promovia a união dos indígenas, pelo contrário, promovia a divisão e o acirramento de suas discordâncias históricas, o que os levava à guerra. Nesse cenário, os Potiguaras terminaram aliados dos franceses e os Tabajaras dos portugueses. Divididos, lutavam entre si, defendendo interesses dos colonizadores/conquistadores. Assim efetuou-se a "conquista da Paraíba!"


Os tabajaras, aliados dos portugueses, foram, historicamente, honrados com a frase: "Paraíba, terra dos tabajaras". A história é contada pelos vencedores! Por outro lado, o Rio Grande do Norte é conhecido como "terra dos potiguaras!" Existe um equívoco, nesse fato histórico, que vez por outra, é questão de ENEM ou vestibular.


Você conseguiu perceber qual é o equívoco histórico ao qual me refiro? 


Por João Filho