Plantão

Complexidade e política: "O Mundo não é mais um Curral Eleitoral"



Os políticos ainda não compreenderam que o mundo não é mais um “curral”. Que na era da  internet, da informação e da comunicação em tempo real, o tradicional “voto de cabresto” se  dissipou. Que a retórica populista e demagógica do passado não mais resiste às imagens e às  denúncias do Instagram. Que não há mais espaço, portanto, para “coronéis” – ou “caciques”. 

Hoje, a batalha política se processa em território virtual. São as redes sociais, cada vez mais, que  decidem as disputas nesse novo “campo de guerra”. E as “armas” mais eficazes já não são  panfletos impressos ou discursos de palanques, ao estilo presencial. Agora são lives produzidas  “à distância”, de efeito instantâneo e amplificado, “viralizadas” em rede para todos os cidadãos  colados nos iPads, nos mais inimagináveis becos e trincheiras, onde jamais os recursos  analógicos ousariam acessar. 


São os argumentos – sem intermediários – dos políticos em vídeo e a opinião on line dos  influencers – e não mais a propaganda eleitoral maquiada dos experts da mídia televisiva – que  determinam os rumos dos sufrágios. A internet recriou a “Ágora” – antiga invenção da  democracia ateniense –, só que agora em modelagem virtual, igualmente participativa e  interativa; até, mesmo, mais universal e inclusiva – já que, hoje, todos são “cidadãos” e “homens  livres” –, com abertura a que todos (inclusive os “imbecis”) tenham o direito de se pronunciar a  todos, em suas opiniões, em “praça pública” – recomposta nas telas – e a receber, incontinenti,  os feed backs (ou não) de suas manifestações.


Sim, o mundo mudou; e, com ele, a política. A “sociedade em rede” instaurou uma nova ordem  social, inédita em sua configuração e dinamismo, mais mutante e complexa, diversificada e  exigente, com suas próprias “leis” e “mecânica” de funcionamento, agora radicadas numa escala mais elevada de interpendência entre as esferas da vida social e seus “politizados” atores.


Na alta modernidade em que vivemos, os impactos da técnica descolaram as experiências  humanas – e a consciência social – das costumeiras e limitadas fronteiras da “aldeia”. Enquanto  nesta, as noções de tempo e espaço estiveram sempre vinculadas à de “lugar” (“quando”  implicava “onde”), o esvaziamento do tempo, isto é, a superação de sua dimensão cultural  localizada e restrita e a sua substituição por parâmetros mais universais de contabilidade interativa (dilatados sobre o planeta) aportam uma inédita dinâmica de sociabilidade, no âmbito  da qual as coisas acontecem e são registradas, programadas e vivenciadas por meio de  interconexões que ultrapassam os limites do espaço circunscrito ao ambiente local.  Redimensiona-se, em consequência, a própria noção de “espaço”, culturalmente percebida e  experimentada, traduzida pela ideia siamesa de esvaziamento do espaço. As relações, assim,  deixam de se circunscrever apenas aos sujeitos corporalmente presentes para interconectar  atores fisicamente distantes – os “ausentes-presentes”, no dizer do sociólogo inglês Anthony  Giddens –, que passam a “intervir” na cena local, condicionando-a.


O “local”, no atual cenário virtual e globalizado, não mais exprime uma experiência cultural  limitada às pregressas fronteiras domésticas, “tribais”, comunitárias, mas evidencia a presença do “macro” no “micro”, do todo nas partes, do conjunto na particularidade. Está-se, por conseguinte, num outro tipo de sociedade, em que o cotidiano e o modelo cultural de vida envolvem significados, normas e condicionantes situados num outro patamar de dinamismo e  complexidade, mais expansivo e flexível, numa espécie de passagem de um estado de rigidez  societária, que historicamente entrou em ebulição, para outro de sociabilidade em que a fluidez  das coisas, pelo impacto do emprego das tecnologias – que não param de evoluir –, torna-se o  conteúdo das formas – ou a ausência definitiva dessas. Um estado permanente de desencaixes e reencaixes, de desterritorializações e reterritorializações que impregnam todas as esferas do  mundo da vida – e do sistema –, impactando, inexoravelmente, na arena política – já sujeita a  novas e imprevisíveis metamorfoses decorrentes do avanço da “revolução 5G” em curso, traduzida no uso da quinta geração de internet móvel em sistema sem fio.


O ritmo do movimento social, ancorado na base material das inovações tecnológicas, não para,  assim, de sofrer subversões: o espaço deixa de ser “lugar” para se tornar “situação”; o presente,  antes que se faça “agora”, já é passado; o “novo” é velho; a “novidade”, arcaica; o futuro – como  se fosse o eterno presente tornado passado – encontra sua simbologia arquetípica no  computador de última geração, já programado para nascer ultrapassado. Na expressão do velho  filósofo alemão: “tudo que é sólido se desmancha no ar” – ou vira “líquido”, na atualização  semiótica proposta pelo cientista social polonês Zygmunt Bauman.


As antigas sociedades “fechadas”, de domínio restrito – reinos habituais do “coronelismo” –,  cederam lugar às sociedades “abertas”, mais fluidas e de difícil controle. Mais informada e  “plugada” – ainda que deveras superficial no domínio do conhecimento –, a população “conectada”, epidermicamente “politizada”, mais cônscia de seus direitos, tornou-se  implacavelmente exigente. Cobra do Estado e dos políticos atuações (e soluções) mais  republicanas e eficazes, voltadas ao bem comum e ao interesse coletivo. Já não é enganada com  facilidade pelos discursos. Já não se deixa iludir com a aparência das performances. É  crescentemente consciente de seu poder eleitoral numa democracia e faz valer esse poder na  hora de recolocar – ou excluir – os políticos nos espaços de representação. Estes, doravante, estarão permanentemente sob mira; mapeados por observação crítica; e serão cobrados  diuturnamente de seus atos e pronunciamentos. Os programas inteligentes de monitoramento  do comportamento da classe política, pela sociedade civil, desenvolvem-se e se aperfeiçoam a  cada dia, projetando, pela primeira vez na história – graças às tecnologias disponíveis –, a  possibilidade de um controle cotidiano e efetivo dos eleitores sobre os seus representantes.


É toda essa grande e incessante transformação que desnorteia os políticos “do passado” ainda  sobreviventes, que se sentem ameaçados em seus costumeiros e cômodos “redutos”, já  desconfiados – a contragosto – de sua inexorável obsolescência. Acusam as redes sociais de fake  News, como se “fake” não fossem as suas próprias trajetórias, consuetudinariamente  construídas sobre ilicitudes e mentiras – com a cumplicidade (também ela enganadora) da  grande mídia.


Sim, os valores e as estruturas da “velha política” estão a desmoronar ante o desabrochar de  uma inédita complexidade societária que se move. Pelo andar da carruagem, a democracia  contemporânea, do século XXI, exigirá novos tipos de políticos, de mentalidade mais republicana  e menos corporativa, afinados e comprometidos com o “interesse geral” (com as aspirações do  conjunto da coletividade), sem os subterfúgios, as tergiversações e as esparrelas de costume.


As tecnologias de uso comum e massificado imporão – numa perspectiva otimista (mas  possível!) – uma maior transparência no exercício da política. A hegemonia, nesse novo contexto, já não derivará do arcaico recurso à ideologia (em si mesma uma fake News), mas da comprovada capacidade de inovação do gestor (ou do legislador) na solução eficaz dos  problemas objetivos da vida em sociedade, segundo a expectativa da maioria da população – doravante mais palpável e ativa na imposição de sua soberania. Talvez somente então poderá  ser proclamada, finalmente, no Brasil, a República. Somente então.


Alex Fiúza de Mello. Professor Titular (aposentado) de Ciência Política da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Ciência Política (UFMG) e Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP), com Pós-doutorado em Paris (EHESS) e em Madrid (Cátedra UNESCO/Universidade Politécnica). Reitor da UFPA (2001-2009), membro do Conselho Nacional de Educação (2004-2008) e Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (2011-2018).


Jornal da cidade online