Plantão

A MENTIRA DO PONTO DE VISTA DA BÍBLIA; Por João Filho

 


"Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus". 


- Evangelho de João Cap. 08: 44-47 - Versão João Ferreira de Almeida. 


44 Vós sois de vosso pai, o Diabo, e quereis fazer os desejos de vosso pai. Esse foi um homicida quando começou, e não permaneceu firme na verdade, porque não há nele verdade. Quando fala a mentira, fala segundo a sua própria disposição, porque é um mentiroso e o pai da [mentira]. 45 Porque eu, por outro lado, digo a verdade, vós não me acreditais. 46 Quem de vós me declara culpado de pecado? Se falo a verdade, por que não me acreditais? 47 Quem é de Deus escuta as declarações de Deus. É por isso que não escutais, porque não sois de Deus.” 


- João 08: 44-47 - Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. 


Ao que o relato indica, para Jesus Cristo, as pessoas que mentem imitam o Diabo e por isso se tornam seus filhos, pois o pai da mentira é o Diabo. 


Do ponto de vista bíblico (religioso) a mentira é uma arma diabólica e quem a utiliza imita o Diabo, que desde o início dos tempos, sempre usou a mentira em seus planos para se igualar a Deus e prejudicar a humanidade! 


A MENTIRA DO PONTO DE VISTA ATUAL 


E do ponto de vista político, jurídico e social? O que é a mentira? 

Há quem não minta? Existem os que podem mentir e os que não podem? Quem decide ou julga o que é mentira e o que é verdade, ou seja, o que não é mentira? 


Bom, que político mente (e rouba) não será aqui discutido, pois seria uma batalha perdida contra a verdade dos fatos! 



Que as pessoas mentem umas para as outras, seria idiotice completa negar o fato. Em geral, salvo raras exceções, as relações entre humanos são marcadas pelo uso descarado da mentira, sendo a mesma a razão principal do fim da maioria dos relacionamentos. 



Juridicamente, isto é, dentro do nosso Ordenamento Jurídico - o conjunto de leis criadas e em vigor a partir da Lei Maior, nossa Constituição da República Federativa do Brasil - a mentira ou calúnia é vista como ato criminoso. 



O Código Penal, em seu artigo 138, ao dispor sobre os crimes contra a honra, cita a calúnia, a difamação e a injúria, no geral crimes provenientes da mentira e de sua propagação (os quais terminam por gerar prejuízos aos vitimados) e imputa pena (de detenção ou pecuniária), aos réus que utilizarem esse artificio maléfico em sua vida política, jurídica ou social. 



De alguns anos para cá, o Judiciário brasileiro (leia-se STF) criou o crime "Fakenews", que, em tese, seria a mentira propaganda pela Mídia ou pelas Redes Sociais. 



Embora "tal crime" não esteja ainda codificado em nova Lei ou incluso em Lei já existente e, lembrando que a CF, Art. 5º, XXXIX, determina: "Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal", entendem "os deuses supremos" (STF), que o inquérito das "fakenews" é legal e que combate e criminalizam as mentiras, em especial, as propagadas em Redes Sociais.

 


O mesmo Tribunal (STF), através do STE (Superior Tribunal Eleitoral), decidiu que QUESTIONAR AS URNAS ELETRÔNICAS, DIZER QUE AS MESMAS PODEM SER FRAUDADAS, QUE NÃO SÃO AUDITÁVEIS, QUE O PRÓPRIO STE JÁ FOI INVADIDO POR HACKER, pode resultar em prisão... POIS O SISTEMA É INFALÍVEL, INVIOLÁVEL e provavelmente, mais um "ato divino" do Judiciário brasileiro. 



O pressuposto criado (à margem do Ordenamento Jurídico em vigor) conduziu, seletivamente, algumas pessoas (jornalistas, deputados, blogueiros, donos de canais no Youtube e de em outras plataformas...)... A serem punidos com perda de mandato (deputado Francischini), canais desmonetizados e por aí vai... 



Como o Presidente da República tem, desde algum tempo, questionado as urnas eletrônicas, inclusive com divulgação de investigação feita pela Polícia Federal... Existe a possibilidade de que STF/STE ordene a prisão do chefe do Executivo e das Forças Armadas? 



Bom, ao que parece, ninguém, em sã consciência, duvidaria da possibilidade, haja vista que a Suprema Corte brasileira, tem realizado verdadeiros malabarismos jurídicos para que sua vontade (e não a da expressa no Ordenamento jurídico) seja feita... Exemplo: Dilma foi cassada (impeachment), mas manteve seus diretos políticos mediante um "ajeitadinho" aceito pelo STF... Dentre outros exemplos que os Juristas assistiram de "cabelo em pé"! 



Recentemente uma deputada fez uma declaração, que, ao que tudo indica, passou despercebida pelo TSE.

 

Veja a reprodução da fala da deputada e a reação do Tweet às declarações da dita: 

"Tweet

Ver novos Tweets

Conversa

Erika Kokay

@erikakokay

“Bolsonaro não seria presidente se as eleições de 2018 não tivessem sido fraudadas”.


Nós não aceitaremos mais nenhum tipo de golpe contra a democracia neste país!"


"Enganoso"

Saiba por que especialistas em eleições afirmam que os processos eleitorais no Brasil são seguros e protegidos. Saiba mais.



“Este Tweet não pode ser respondido, compartilhado nem curtido".

A deputada já deu umas "explicações" sobre sua declaração e o STE parece que já aceitou! A mesma "sorte" não têm qualquer deputado, jornalista, pessoa comum e etc... Que questione as urnas eletrônicas... Caso não pertença a ramo ideológico, que ao que tudo indica, predomina na referida Corte! 



Fica claro, que, no Brasil, quando o STF/STE decide que certa postura, em palavras ou ações, podem ser MENTIRA, depende da fonte, de quem falou... Ou seja, no Brasil se seleciona quem mente e quem não mente... A mensagem pode ser a mesma... Mas se os autores estiverem do lado do atual Presidente da República, a mensagem é mentirosa! Se agradar ao STE ou se vier de opositores do Presidente da República, é só dar alguma "explicação" e a pessoa não terá mentido, apenas foi mal interpretada. 


Neste cenário, QUEM JESUS CRISTO CHAMARIA DE FILHOS DO DIABO, O PAI DA MENTIRA, NO BRASIL ATUAL?


Por João Filho