Plantão

Em 2018, Bolsonaro perdia em todos os cenários nas pesquisas e veja o que deu



Faltando poucos meses para eleições de 2 outubro de 2022, pesquisas de diversos institutos mostram o mesmo cenário, coloca na frente, o ex-presidente e Ex-presidiário Lula (PT), seguido pelo o presidente Jair Bolsonaro(PL). Mas como as pesquisas são "Retratos do Momento". 



Há exatos quatro anos, por exemplo, levantamentos de intenção de voto em que Lula não era colocado como candidato – ele acabou não concorrendo em 2018 – davam a liderança para a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede). Ela terminou a disputa de 2018 em 8.º lugar.



As pesquisas simulavam cenários com e sem o Lula. Bolsonaro já mostrava que seria um candidato forte, ficando em geral na segunda posição, nessas duas circunstâncias, com intenções de voto que variavam entre 16% e 19%.


Especialistas afirmaram que, um ano antes de uma eleição, candidatos conhecidos costumam ter mais intenção de voto do que aqueles que não tem esse recall. Ou seja, nomes menos conhecidos não pontuam bem em pesquisas feitas tanto tempo antes da eleição, mas podem ter potencial de crescer quando a campanha efetivamente começa.


"DEMOCRACIA EM PERIGO!"



Mas não é assim. O descrédito sobre os levantamentos de intenção de votos através de pesquisas de institutos, já se reforçam com denúncias de manipulação de dados. Fraudes que colocam em xeque as estatísticas.



Até que ponto as pesquisas eleitorais são confiáveis? 


Uma pergunta que não é fácil de responder, é preciso levar em conta muitos pontos específicos para alcançar essa resposta. O certo é que entre tantos fatores o mais importante é o histórico de credibilidade do instituto responsável pelo levantamento.

Vejas os Números do Instituto Datafolha, para eleições 2018

Levantamento do Datafolha divulgado em 29 de setembro de 2017, por exemplo, mostrava várias simulações com e sem Lula na disputa. Veja dois desses cenários (que incluem Chico Alencar como candidato do Psol; quem acabou concorrente pelo partido foi Guilherme Boulos). E, na sequência, confira como foi o resultado do primeiro turno de 2018:

Cenário com Lula para 2018

  1. Lula (PT) 35%
  2. Jair Bolsonaro (PSL) 17%
  3. Marina Silva (Rede): 13%
  4. Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
  5. Ciro Gomes (PDT): 4%
  6. Alvaro Dias (Podemos): 4%
  7. Henrique Meirelles (MDB): 2%
  8. Chico Alencar (Psol): 1%

Cenário sem Lula para 2018

  1. Marina Silva (Rede): 22%
  2.  Jair Bolsonaro (PSL): 19%
  3. Geraldo Alckmin (PSDB): 9%
  4. Ciro Gomes (PDT): 9%
  5. Alvaro Dias (Podemos): 5%
  6. Fernando Haddad (PT): 3%
  7. Henrique Meirelles (MDB): 2%
  8. Chico Alencar (Psol): 2%
  9. João Amoêdo (Novo): 1%

Obs.: os demais cenários do Datafolha de 29 de setembro de 2017 podem ser acessados AQUI


Da Redação com informações da Gazeta do Povo