Plantão

Após grandes chuvas, prefeitura de Diamante-PB alega seca e decreta emergência

Mesmo após a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) divulgar que o município de Diamante foi um dos que mais registraram chuvas no ano de 2022, a Prefeituta local decretou "Estado de Emergência" nesta quinta-feira (28). A medida, assinada pelo prefeito Hermes Filho, foi publicada em diário eletrônico.


Na publicação, a gestão classificou como situação anormal de emergência toda a extensão territorial do município afetada por estiagens. O decreto considerou diversos requisitos, dentre eles, a “escassez” de água por irregularidades pluviométricas.


Conforma a Prefeitura, a seca persiste até o momento no município e tem gerado prejuízos importantes e significativos às atividades produtivas, principalmente a agricultura de subsistência.


A determinação é válida por 180 dias e visa habilitar a gestão municipal a tomar as providências para a melhoria de vida da população atingida.

Com o decreto, a gestão desburocratiza os gastos públicos.


O secretário de Agricultura, José Venâncio, explicou que as águas que caíram nesse período de inverno na região não foram suficientes para restabelecer a normalidade das áreas afetadas pela falta de chuvas. Nesse sentido, será feito um esforço coletivo da gestão para reforçar as ações de resposta ao desastre natural vivenciado no município, disse.


 


Diamante Online