Plantão

Parabéns para todas as mulheres do mundo; Por João Filho



Parabéns a todas as mulheres pelo mundo afora!

A conquista da igualdade é uma luta histórica! A igualdade entre homens e mulheres, quais seres humanos, de igual potencial intelectual, já não pode ser discutida sem uma carga irracional de machismo. O sistema legislativo (do qual algumas mulheres faz parte) tem se esforçado em garantir essa igualdade perante a Lei (excetuando-se países em que, suas tradições, nem permitem a discussão do tema). Na prática, porém (mesmo existindo amparo na forma de leis) a violência e a negação dessa "igualdade" se faz presente nos tantos relatos diários de violência contra a mulher. Tal fato deixa claro a necessidade de uma conscientização social ainda muito maior para que essa igualdade seja efetivada no dia a dia, nas relações pessoais e no trabalho.



Portanto, além dos parabéns pelo dia Internacional da mulher, fica essa reflexão quanto a necessidade da persistência na busca da concretização, em todos os campos, do direito à igualdade entre mulheres e homens. 



(PS.: entre nós - não acredito que o caminho para a "igualdade" esteja em  determinados "feminismos" hoje vistos, que, a meu ver, detrai das mulheres muito mais do que as dignifica).