Plantão

O que é GB WhatsApp? Conheça os recursos e veja os riscos ao usa-lo



O WhatsApp GB é um app que funciona como uma versão modificada do mensageiro original. O aplicativo de troca de mensagens é tão popular que atingiu a marca de 1,5 bilhão de usuários ativos em 2018, de acordo com o Facebook, detentor da marca. 



O sucesso faz com que haja programas parecidos, na intenção de conquistar os usuários do mensageiro – este é o caso do GB WhatsApp 2019. Basicamente, ele é um clone do serviço original disponível para celulares Android, mas oferece modificações e funções exclusivas. É possível, por exemplo, deixar o app transparente, trocar a cor do cabeçalho e enviar de arquivos de áudio de até 100 MB. Em um primeiro momento, a oferta pode parecer interessante, mas o software traz riscos à segurança.



A ferramenta é uma versão modificada do software original e exige o uso de uma APK não-oficial para funcionar. Dessa forma, ao fazer download do WhatsApp GB, o usuário precisa saber que corre o risco de ser banido da rede social. Conforme os termos de serviço do aplicativo de Mark Zuckerberg, disponível no site da empresa, o uso de APKs não-oficiais viola as normas do mensageiro. Por isso, ao decidir baixar o GB WhatsApp, a pessoa assume o risco de perder o direito de voltar ao WhatsApp.

WhatsApp Beta atingiu o limite de participação? Como receber aviso de vagas

GB WhatsApp pode abrir brechas de proteção graves — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

GB WhatsApp pode abrir brechas de proteção graves — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

O que é e como funciona o GB WhatsApp?

O GB WhatsApp é uma plataforma alternativa ao WhatsApp, que apresenta um funcionamento semelhante ao do mensageiro oficial por copiar o código-fonte da rede social. Após fazer download do programa no celular, é possível enviar e trocar mensagens com todos os contatos, independentemente deles terem o serviço opcional instalado em seus smartphones.

O grande apelo do GB WhatsApp está na oferta de alguns recursos que ainda não estão disponíveis no aplicativo original. Por exemplo, nele é possível digitar um PIN para proteger as mensagens. Assim, só quem conhece a sequência numérica consegue ter acesso ao conteúdo da ferramenta, o que evita a leitura por pessoas não autorizadas. Outro diferencial da versão inspirada no WhatsApp fica por conta das notificações de leitura de mensagens ou dos áudios ouvidos. Os interessados podem ocultar as informações do remetente, algo impossível de ser feito na plataforma oficial. Essa é uma medida que aumenta a autonomia do usuário na plataforma, pois concede maior controle sobre as próprias atividades.

Além disso, é possível configurar se quer mostrar ou não quando digita ou grava algo, assim como esconder quando acessou o aplicativo pela última vez. O mensageiro também disponibiliza o caminho contrário: é possível ficar online o tempo todo, mesmo quando a tela estiver desligada.

Outras funções do GB WhatsApp

Usar versões clones do WhatsApp pode banir usuário do app — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Usar versões clones do WhatsApp pode banir usuário do app — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

O GB WhatsApp ainda traz váris outros recursos inéditos para atrair os usuários. Para quem tem mais de um número de telefone no mesmo celular, é possível cadastrar todos para usar simultaneamente com o app modificado. Outra especialidade é a chance de agendar o envio de uma mensagem – algo inviável no WhatsApp.


Para quem gosta de escrever Stories mais longos, no GB WhatsApp o limite é de 250 caracteres, maior que os 139 toques oferecidos pelo WhatsApp. O aplicativo clone ainda permite fazer o download do status diretamente no celular, que fica armazenado no aparelho, e pode ser reutilizado ou deletado assim que o usuário desejar. Em intervalos relativamente curtos, a versão clandestina atualiza sua lista de funções extras e oferece mais diferenciais em relação ao WhatsApp, justamente para incentivar a migração daqueles que ainda preferem a aplicação original.

Quais os riscos do GB WhatsApp?

GB WhatsApp não está disponível no Google Play pois não tem licença oficial para funcionar — Foto: Divulgação/Google

GB WhatsApp não está disponível no Google Play pois não tem licença oficial para funcionar — Foto: Divulgação/Google

O GB WhatsApp é um aplicativo exclusivo para o sistema Android, ou seja, não é oferecido para smartphones iPhone (iOS). No entanto, mesmo os usuários do software do Google não conseguem encontrar a aplicação no Google Play, pois é preciso baixar uma APK externa para instalar o programa. O download está disponível apenas em alguns sites desconhecidos. Por esses motivos, oferece riscos de segurança como, por exemplo, a invasão de privacidade do usuário, além de violar os termos de serviço do WhatsApp.

Para ser executado, o GB WhatsApp usa, sem autorização, o código-fonte do aplicativo original. Sem a licença oficial para isso, o Google veta a disponibilidade do mensageiro em sua loja virtual. Sob tal medida, a empresa fica impossibilitada de checar se o software é seguro e está livre de vírus ou malwares.

Origem desconhecida

O GB WhatsApp está hospedado em um site árabe e não se sabe exatamente a identidade de quem coordena seu funcionamento. Ao baixar o aplicativo no celular, o usuário está expondo toda sua lista de contatos. Com a quebra do código-fonte do WhatsApp, o software clone também pode eliminar a criptografia de ponta a ponta das mensagens e ter total acesso a dados importantes e confidencial dos usuários. Apesar de oferecer funções atraentes, baixar o GB WhatsApp traz uma série de riscos, como ser banido e não poder mais voltar a usar o app original.

GB WhatsApp e o Yo WhatsApp são iguais?

O Yo WhatsApp é outro mensageiro que também tem ganhado destaque quando o assunto é plataforma de bate-papo. Da mesma forma que o GB WhatsApp, o concorrente alternativo precisa de uma APK não-oficial para funcionar, ação que infringe os termos de serviço do aplicativo original e traz os mesmos riscos do GB WhatsApp, pois também é mantido por uma fonte desconhecida. Entretanto, não é possível afirmar que se trata da mesma plataforma.

Algumas funcionalidades diferenciadas também estão presentes no Yo. Entre eles, a alternativa de trocar as cores do cabeçalho do app, impedir que mensagens enviadas sejam apagadas pelo remetente antes de serem lidas pelo destinatário e definição de quem podem telefonar ou não para você por meio do aplicativo.