Plantão

Menino com apenas 13 anos, passa em 1º lugar em direito da UFRRJ



Caio Temponi,13 anos, foi aprovado em primeiro lugar no curso de direito da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e já sonha se tornar juíz federal. Natural de Três Rios (RJ), atualmente o jovem mora com a família em Fortaleza (CE).



Além da faculdade de direito, Caio também foi aprovado no curso de administração da UECE (Universidade Estadual do Ceará), e ficou em 1º lugar no concurso da Epcar (Escola Preparatória de Cadetes do Ar), em Barbacena (MG).



Laurismara Temponi, mãe de Caio, explica que desde pequeno ele dava sinais que seu aprendizado era avançado. "Na fase da pré-escola, eu já notei uma diferença com relação a outras crianças", conta. Com o auxílio de profissionais da educação, o menino pôde avançar a 1ª, 3ª e 8ª série do ensino fundamental.



Ainda segundo a mãe, o filho já montava quebra-cabeça com apenas 2 anos de idade. "Desde esta época a gente já percebia o despertar dele para o estudo", relata.



O menino, que sonha ser juíz federal, conta que a escolha pelo curso de direito e pela futura profissão se deu com o propósito de poder ajudar outras pessoas sobre os direitos e seus deveres. "Acredito que é uma área em que posso dar minha contribuição ao instruir as pessoas", diz o jovem.



No momento, Caio optou por não ingressar no ensino superior. Segundo a mãe, o filho até poderia cursar a graduação por ter um laudo comprobatório de suas competências. No Brasil, é permitido que o aluno menor de 18 anos faça faculdade, desde que tenha o certificado de conclusão do ensino médio.



Para ajudar os estudantes que vão encarar provas e exames, o menino possui o canal "Gabaritando com Caio Temponi", que possui mais de 362 mil visualizações com dicas de estudo. "Eu me sinto muito feliz por saber que de alguma forma consigo ajudar outras pessoas, por saber que todo o meu esforço e dedicação tem tido ótimos resultados."


R7