Plantão

Energisa oferece a opção da autoleitura por foto para clientes da Paraíba



Os clientes das áreas urbanas e rurais da Energisa na Paraíba e Energisa Borborema passam a contar com mais uma facilidade: a autoleitura por foto. O novo serviço permite que o próprio cliente informe à distribuidora, por meio do envio de uma foto, o consumo mensal exibido no medidor, com mais comodidade e transparência no acompanhamento do consumo.



A iniciativa também facilita o faturamento das unidades consumidoras que possuem os medidores instalados na parte interna do imóvel e que, seguindo determinações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), podem ser faturados pela média de consumo dos últimos 12 meses. “Nesses casos, com o envio da foto do medidor, é possível aferir o consumo indicado, sem necessidade de se aplicar o consumo por média. Estamos buscando incessantemente a redução das leituras por média, proporcionando maior facilidade para que o próprio cliente possa acompanhar a evolução da leitura, verificando seu consumo de energia elétrica”, explica Felipe Costa, gerente de Serviços Comerciais da concessionária. Felipe alerta que “para que a leitura seja registrada pela Energisa é importante fazer a autoleitura no dia certo, evitando erros na emissão da conta de energia”, explica Felipe Costa.



Para realizar a autoleitura por foto é muito simples: 1) em até três dias antes da data da leitura (informada na conta de energia) o cliente faz a foto do medidor. É importante ficar visível o número que aparece no visor; 2) em seguida é só enviar a foto para a Energisa, por meio da Gisa, que é a atendente virtual da concessionária. Para tanto, basta seguir o caminho: Gisa WhatsApp (83 99135-5540) > Digitar o termo “Autoleitura > Enviar foto com o número relativo ao consumo.



O serviço de autoleitura é oferecido pela Energisa desde 2020, após o início da pandemia do Coronavírus, com o propósito de evitar contato entre leituristas e clientes. Para tanto, os clientes precisavam informar os números do medidor, correndo o risco do envio incorreto. Já a autoleitura por foto é mais segura, ágil e assertiva.



Como funciona a autoleitura?

Na conta de luz, consta a data prevista para leitura do mês seguinte, que será o dia limite para o cliente enviar as informações à distribuidora. O cliente poderá fazer a autoleitura até três dias antes dessa data ou no próprio dia.


Por exemplo:


Data da próxima leitura – 15 de abril


Período para informar os números registrados no medidor à Energisa – 12, 13, 14 e 15 de abril


Passo a passo

O cliente fotografa os números que aparecem no medidor e envia a imagem para a Gisa. Após o envio, a imagem é verificada pela inteligência artificial e, em seguida, devolvida para confirmação do cliente. Caso esteja, ainda, fora do prazo, a Gisa informará o período para fazer a autoleitura.



Paraíba Master