Plantão

Homem é preso na Jamaica por assassinato do presidente do Haiti

   (Jovenel Moise foi assassinado dentro da residência oficial

VALERIE BAERISWYL / AFP - 23.7.2021)


O ex-senador haitiano John Joel Joseph, procurado pelas autoridades do Haiti na investigação do assassinato do presidente Jovenel Moise, em julho do ano passado, foi preso na Jamaica, informou neste sábado (15) uma fonte da polícia local.



Joseph foi detido na noite de sexta-feira (14) e está atualmente preso em instalações da polícia, disse o informante, sem dar mais detalhes sobre os procedimentos. Ele explicou apenas que as forças de segurança jamaicanas estavam atuando em coordenação com "parceiros internacionais" e que havia "investigações conjuntas".



O presidente haitiano foi assassinado em julho, mas, apesar da prisão de vários suspeitos, ainda há muitas incertezas em torno do crime. Já no mesmo mês, as autoridades do país publicaram um cartaz de busca por John Joel Joseph, descrito como um indivíduo "perigoso e armado".



No início deste mês, um ex-soldado colombiano foi acusado nos Estados Unidos de fazer parte do grupo de 20 homens que matou Jovenel Moise e feriu gravemente sua esposa em sua residência presidencial, em Porto Príncipe, em 7 de julho de 2021.



Mais de 40 pessoas, entre elas 15 colombianos e americanos de origem haitiana, já foram detidas em conexão com a investigação.



AFP