Plantão

Operação Lava Jato: Petrobras recupera 1,2 bilhão em 2021 e fecha últimos anos com 6 bilhões de dinheiro devolvido de corrupção



A Petrobras fechou o ano de 2021 com R$ 6,170 bilhões de recursos recuperados ao longo dos últimos anos após acordos de delação premiada, leniência, renúncias e repatriações. O dinheiro retomado pela estatal foi “perdido” ao longo dos anos por causa de fraudes descobertas em antigas gestões da empresa, como o escândalo do Petrolão. 



Parte das falcatruas foi descoberta por causa da Operação Lava Jato e somente em 2021 mais de R$ 1,2 bilhão foi recuperado. A devolução mais recente foi decorrente de um acordo de delação premiada firmado entre o Ministério Público Federal e executivos de uma empresa de construção civil, a Carioca Engenharia. O esquema envolvia empresas contratadas pela estatal, prestadores de serviço e outros personagens. A tese jurídica da Petrobras é de que a estatal foi vítima de crimes investigados na Lava Jato. A companhia afirmou que mantém o compromisso de adotar medidas cabíveis para “buscar o ressarcimento adequado dos prejuízos causados por antigas gestões”. A estatal atua como co-autora em 31 ações de improbidade administrativas em andamento na Justiça e também é assistente de acusação em 85 ações penais relacionadas à ilegalidade.

*Com informações do repórter Rodrigo Viga