Plantão

Vacinação Covid-19: Mais de 148 mil adolescentes ainda não tomaram a primeira dose, na Paraíba



De acordo com a coordenadora do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, a vacinação deste público foi aprovada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) em 31 de agosto. Até o momento, 229.924 pré-adolescentes e adolescentes tomaram a primeira dose, o que equivale a 60,75% deste público, e 1.365 completaram o esquema vacinal de duas doses.


A Paraíba já atingiu a cobertura vacinal de 72% da população acima de 18 anos e a meta é vacinar 90% do público com duas doses, ou imunizante de dose única. Isiane Queiroga chama a atenção também para os adultos que ainda não foram aos postos de vacinação para receber a segunda dose – são cerca de 450 mil pessoas com a segunda dose em atraso. “É importante lembrar que a imunização incompleta concede uma defesa parcial e não garante potencial máximo de proteção contra o vírus. Por isso, recomendamos que aquelas pessoas que já tomaram a primeira dose confiram seu cartão de vacinação para saber se já está no tempo oportuno para finalizar o esquema de duas doses”, destaca.


A coordenadora lembra que pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde que possuem 6 meses de esquema completo já podem tomar a dose de reforço. Para as pessoas com alto grau de imunossupressão, o intervalo para a dose de reforço deverá ser de 28 dias após a última dose do esquema básico.


Na terça-feira (16), o Ministério da Saúde (MS) anunciou a ampliação da dose de reforço para toda a população acima de 18 anos, no intervalo de 5 meses após esquema vacinal completo. A SES aguarda orientações técnicas do órgão para ampliar o Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19.


Na Paraíba, a vacinação contra a covid-19 foi iniciada em 19 de janeiro de 2021 e já foram aplicadas 5.377.609 doses. O estado soma 2.082.962 pessoas que já receberam ambas as doses, 64.031 que foram vacinadas com imunizante de dose única e 3.011.657 que receberam a primeira dose. Ainda foram aplicadas 7.847 doses adicionais na população com alto grau de imunossupressão e 21.112 doses de reforço nas pessoas com idade a partir de 60 anos e profissionais de saúde.



Repórter PB