Santana de Mangueira, 1950 |
A cidade de Santana de Mangueira é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Metropolitana do Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba.
De acordo com o IBGE, atualmente sua população total é de 5.332 habitantes. Comemora-se nesta sexta-feira dia de 05 Novembro, 58 anos de emancipação política.
HISTORIA
Santana de Mangueira, 1968 |
Foto Tirada em 17 de outubro de 2016 |
Conheça um pouco de sua história
Limites geográficos municipais: Limita-se com o Estado de Pernambuco e com os municípios de Conceição (21 km), Ibiara (11 km), Diamante (17 km), Curral Velho (14 km) e Manaíra (26km).
Altitude: 350 metros
Vegetação: Caatinga.
Hidrografia: O município de Santana de Mangueira encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio Piancó. Seus principais tributários são os riachos: dos Bois, Santana, Calunga, da Fortuna, dos Gatos, Riachão, Germana e da Mata.
Clima: Tropical com estação seca. A temperatura do município fica em média 26°.
Economia: Predominantemente a agricultura.
Em 1884, era implantada na região onde se situa a sede Municipal, a fazenda "Serrote" de propriedade de Antônio de Sousa Mangueira. Quatro anos depois, em 1888 ele faz a doação de um terreno para a construção de uma capela em honra de Nossa Senhora de Santana. Logo a seguir foram construídas algumas casas em redor da capela. Batizaram o local com o nome de Santana. O histórico cita como primeiros moradores da povoação, a família de Antônio de Souza Mangabeira, Manoela de Souza Mangabeira, Belarmino de Souza Moreno, Silvino José de Souza, este o primeiro comerciante. Em 31 de outubro de 1964 o nome foi modificado para Santana de Mangueira. Sua emancipação se deu em 05 de novembro de 1963.
Assinatura do Decreto de Emancipação Política |
Da Redação com santanademangueira.blogspot.com