Plantão

Santana de Mangueira faz 58 anos de emancipação política; Conheça um pouco de sua história

Santana de Mangueira, 1950


A cidade de Santana de Mangueira é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Metropolitana do Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba. 

De acordo com o IBGE, atualmente sua população total é de 5.332 habitantes. Comemora-se nesta sexta-feira dia de 05 Novembro, 58 anos de emancipação política. 


HISTORIA

Santana de Mangueira, 1968

Foto Tirada em 17 de outubro de 2016


Conheça um pouco de sua história


Limites geográficos municipais: Limita-se com o Estado de Pernambuco e com os municípios de Conceição (21 km), Ibiara (11 km), Diamante (17 km), Curral Velho (14 km) e Manaíra (26km).


Altitude: 350 metros


Vegetação: Caatinga.


Hidrografia: O município de Santana de Mangueira encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio Piancó. Seus principais tributários são os riachos: dos Bois, Santana, Calunga, da Fortuna, dos Gatos, Riachão, Germana e da Mata.


Clima: Tropical com estação seca. A temperatura do município fica em média 26°.


Economia: Predominantemente a agricultura.


Em 1884, era implantada na região onde se situa a sede Municipal, a fazenda "Serrote" de propriedade de Antônio de Sousa Mangueira. Quatro anos depois, em 1888 ele faz a doação de um terreno para a construção de uma capela em honra de Nossa Senhora de Santana. Logo a seguir foram construídas algumas casas em redor da capela. Batizaram o local com o nome de Santana. O histórico cita como primeiros moradores da povoação, a família de Antônio de Souza Mangabeira, Manoela de Souza Mangabeira, Belarmino de Souza Moreno, Silvino José de Souza, este o primeiro comerciante. Em 31 de outubro de 1964 o nome foi modificado para Santana de Mangueira. Sua emancipação se deu em 05 de novembro de 1963.

Assinatura do Decreto de Emancipação Política


Da Redação com santanademangueira.blogspot.com