Plantão

Mark Zuckerberg anuncia mudança de nome do Facebook



Mark Zuckerberg anunciou nesta quinta-feira (28) que o Facebook mudará de nome. A mudança se refere somente a empresa, que passará a se chamar Meta, que a partir de agora se apresenta como “uma empresa de tecnologia social”. A denominação Facebook permanece apenas para a rede social.


A agora empresa Meta também controla, além do Facebook, o Instagram, o WhatsApp e a Oculus. O novo nome faz alusão ao metaverso, um esforço da empresa em combinar realidade aumentada e virtual.


Tenho pensado muito sobre nossa identidade e como começaremos esse novo capítulo. O Facebook é um dos produtos mais usados da história no mundo”, disse Zuckerberg durante o evento Facebook Connect, onde está sendo discutida realidade aumentada e virtual dentro da empresa.


“Hoje, somos vistos como uma empresa de redes sociais. Mas em nosso DNA somos uma empresa que cria tecnologia para conectar pessoas. E o metaverso é a próxima fronteira, tal como as redes sociais eram quando começamos”, completou.


Além da mudança de nome, Zuckerberg apresentou uma série de conceitos do metaverso, incluindo recursos sociais, de jogos e para ambiente de trabalho.


O Messenger, por exemplo, permitirá fazer chamadas em realidade virtual. Também há planos para uma loja virtual na qual as pessoas poderão vender bens virtuais, além de uma tela inicial no Oculus Quest para permitir que as pessoas conversem e joguem em realidade virtual.


“Seus dispositivos não serão mais o ponto focal da atenção”, disse. “Estamos começando a ver várias dessas tecnologias se unindo nos próximos cinco ou dez anos. Muito disso vai se tornar popular e vários de nós criaremos e habitaremos diariamente em mundos [virtuais] que são tão detalhados e convincentes como este”, acrescentou.


Em comunicado à imprensa, a Meta diz que “o metaverso funcionará como uma combinação híbrida das experiências sociais online atuais, às vezes expandido em três dimensões ou se projetando no mundo físico. Ele permitirá que você compartilhe experiências imersivas com outras pessoas mesmo quando vocês não puderem estar juntos, e fazer coisas que não poderiam fazer juntos no mundo físico”.


É ressaltado que a entidade não está modificando sua estrutura corporativa, contudo, será mudado a forma como divulgarão seus resultados financeiros — que agora serão separados entre os aplicativos e o “Reality Labs”, divisão responsável pelas iniciativas em realidade virtual e aumentada. Na bolsa, empresa passará a utilizar a sigla MVRS a partir de 1 de dezembro. A maneira como usam ou compartilham os dados segue a mesma.


CNN Brasil