Plantão

Compre no AMAZON, o Site mais seguro mundo!

Os Melhores Preços no AMAZON

08 outubro 2021

Portal Conceição PB Online Parabeniza Conceição pelos os 140 anos



O município de Conceição, completa mais um ano de emancipação política, são anos de história, trabalho e desenvolvimento. O portal Conceição PB Online parabeniza a cidade de Conceição pelos os 140 anos de existência. São tantas lutas e conquistas, não podemos deixar passar em branco essa data comemorativa. Gostaríamos de parabenizar todos os conceiçoenses, que com a força do seu trabalho diário, esperam dias melhores.


Muitos aqui nasceram outros aqui chegaram e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade, em busca do bem estar comum. O Portal e toda sua equipe tem orgulho de ser conceiçoense, de pertencer a esta cidade, de testemunhar e noticiar fatos, acontecimentos e deixar bem informado os filhos de Conceição.


Segundo o IBGE, no ano de 2010 sua população era estimada em 18.363 habitantes, no senso de 2020, há polução passa de 19 mil habitantes, com área territorial de 579 km², atualmente governado pelo prefeito Samuel Lacerda.


Conceição é berço de grandes nomes consagrados, como Jaílson Santos, Elba Ramalho, Pinto do Acordeon, Afrânio Ramalho, entre outros artistas.


Histórico

OS PRIMITIVOS habitantes da região onde se localiza o atual município foram os índios Coremas e Panatis, da tribo dos Cariris, que, ao longo do tempo, cederam lugar aos desbravadores. 
Referências históricas sobre o local onde teve início a Sede Municipal são encontrados no Registo nº 811, de 4 de julho de 1783, do Livro do Registro das Sesmarias, no Arquivo Público do Estado, em que o Alferes Nicolau Rodrigues dos Santos diz ser possuidor de um sítio chamado Conceição nas Cabeceiras do Rio Piancó, que descobriu em 1776, e o tem povoado e obtido água do riacho chamado Conceição que tem foz no riacho Lagoa Seca e este o Piancó, no lugar Poço do Cavalo, limitado do sítio de Maria Soares, para cima na direção do poente, cujas terras precisa no seu gado, e pedia por sesmaria três léguas acima confrontadas. Mais tarde, seu filho, Nicolau Rodrigues dos Santos Júnior, obtendo concessão de outras léguas, ampliou o patrimônio da família.
No inicio do século XIX, João Rodrigues dos Santos, auxiliado por seus irmãos, doou vasta área de terra às margens do Rio Piancó, onde, com a construção de casas e da capela de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Município, se desenvolveu a povoação.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Conceição, pela lei provincial nº 444, de 18-12-1871, subordinado ao município de Misericórdia. Elevado à categoria de vila com a denominação de Vila Federal de Conceição, pela lei provincial nº 255, de 09-10-1866, desmembrado de Misericórdia. Sede na povoação de Conceição. Constituído do distrito sede. Instalado em 27-05-1884. Pela lei municipal nº 5, de 08-04-1896, são criados os distritos de Santana, Santa Maria e Montividéo e anexado ao município de Conceição. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 4 distritos: Conceição, Montividéo, Santa Maria e Santana. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído do distrito sede. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 2 distritos: Conceição e Santa Maria. Pelo decreto-lei estadual nº 520, de 31-12-1943, o distrito de Santa Maria, passou a denominar-se Ibiara. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Conceição e Ibiara, ex-Santa Maria. Pela lei estadual nº 2041, de 17-04-1959, desmembra do município de Conceição o distrito de Ibiara. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual nº 2780, de 18-01-1962, é criado o distrito de Cardoso e anexado ao município de Conceição. Pela lei estadual nº 3169, de 05-05-1964, é criado o distrito de Montividéo e anexado ao município de Conceição. Em divisão territorial datada de 1-VII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Conceição, Cardoso e Montividéo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979. Pela lei estadual nº 4157, de 20-06-1980, é criado o distrito de Capim ex-povoado e anexado ao município de Conceição. Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído de 4 distritos: Conceição, Cardoso, Montividéo e Santa Inês. Pela lei estadual nº 5908, de 29-04-1994, desmembra do município de Conceição, o distrito de Capim. Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Inês. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 3 distritos: Conceição, Cardoso e Montividéo. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Bairros

Centro


São José


Nossa de Fátima


São Geraldo


Novo Horizonte

Conjunto Chagas Soares


Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. O clima é semiárido, com pluviosidade média de 862,6 mm/ano, irregularmente distribuída. A estação seca vai de setembro a dezembro. A vegetação é a caatinga xerofítica, com arbustos e árvores de pequeno a médio porte.
O município está inserido na bacia hidrográfica do rio Piancó. Os principais cursos d'água são os rios Piancó e os riachos Coelho, Humaitá, do Catolé, do Barro Vermelho, do Criminoso, do Poço Redondo, da Possa, da Cana, das Cabaças e Papa Mel, todos de regime intermitente.

Feriados

Em Conceição há, oficialmente, apenas um feriado municipal, oito feriados nacionais e quatro pontos facultativos. O feriado municipal é o do aniversário da cidade, que é comemorado dia 8 de outubro.





Da Redação com Wikipédia

Nenhum comentário: