Plantão

O STF e o POVO; Por João Filho



"Por isso mesmo, essa Suprema Corte, guardião maior da Constituitção e árbitra da Federação, confia que os cidadãos agirão em suas manifestaões com senso de responsabilidade cívica e respeito constitucional, independentemente da posição político-ideológica que ostentam" - Ministro do STF Luiz Fux.


As palavras do Ministo do STF, expressam uma confiança da "autoridade suprema": de que o povo respeita a Constituição e conhece seus direitos civis. Para o Ministro, quando o povo for se manisfestar, no dia 7 de setembro, deve lembrar-se de suas orientações. Nesse sentido, sua mensagem carrega um tom de ameaça, penso eu. 


Confiança, senhor Ministro, é uma relação que possui bilateralidade e, só funciona, se existir reciprocidade! 


Pensando na relação de confinaça entre o STF e o Povo, faz-se necessário que o POVO devolva-lhe sua mensagem! Como ficaria? 


Bem, vamos tentar: 


"Por isso mesmo, NÓS, O POVO, GUARDIÃO DE TODO O PODER ('Todo poder emana do povo' diz a Constituição), árbitros da Democracia (nos colocamos e nós tiramos), e, por isso, gostaríamos de  confiar, que os senhores, MINISTROS DO STF, ao manifestarem suas DECISÕES, as façam com senso de responsabilidade cívica e respeito à nossa Lei Maior: A CONSTITUIÇÃO. Que as mesmas sejam tomadas independentemente da posição político-ideológica, que sabemos QUAIS os senhores têm". 


Discurso e prática, quando não se coadunam, são meras palavras jogadas ao vento. Leis, que não se cumpre, 'é letra morta!"


Quem está fazendo ISSO com nossa CONSTITUIÇÃO e demais leis infraconstitucionais, O STF OU O POVO? 


* 7 DE SETEMBRO VEM AÍ: O GRITO POR LIBERDADE ESTÁ NO AR!


Por João Filho