Plantão

'Estamos trabalhando juntos nas vacinas', diz Boris a Bolsonaro



O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, reuniu-se, nesta segunda-feira (20), com o presidente da República, Jair Bolsonaro, em Nova York. No encontro, que contou com a participação de ministros brasileiros (veja vídeo acima), o premiê britânico ressaltou trabalhar junto ao Brasil nas medidas de combate à pandemia. "Estamos trabalhando juntos nas vacinas."



O trecho da reunião foi divulgado nas redes sociais. Nele, é possível ouvir o primeiro-ministro celebrando a parceria com o Brasil e a promessa: "vamos fazer muito mais juntos". Boris recordou que Bolsonaro ligou para ele assim que assumiu o governo. "Fiz a promessa de revisitar o Brasil, mas aí chegou a covid", justificou o inglês. 


Clima


A reunião ocorreu na residência do consulado-geral do Reino Unido e a imprensa não pôde participar. No entanto, a comitiva brasileira repassou informações sobre os temas debatidos, como questões ligadas ao clima. Boris Johnson teria reconhecido a redução nos níveis de desmatamento no Brasil em relação ao ano anterior. 



O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, participou da reunião e afirmou que o governo brasileiro apresentou dados que apontam redução do desmatamento na Amazônia em abril deste ano em comparação com abril do ano passado. Segundo o ministro, Bolsonaro aproveitou a oportunidade para reafirmar o compromisso do Brasil com as metas da Conferência da ONU sobre o Clima (COP).



Além do ministro do Meio Ambiente, acompanharam Bolsonaro no encontro os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Carlos França (Relações Exteriores), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.



Flexibilização a viajantes brasileiros


O ministro da Saúde ficou encarregado de levar à mesa a proposta de flexibilizar a entrada de brasileiros no Reino Unido. O país ainda está na lista vermelha inglesa, o que significa que possui uma das mais rígidas restrições de entrada no país. Boris e as autoridades sanitárias britânicas chegaram a alterar regras para outras nações nos últimos dias, mas o Brasil continuou sem acesso livre.


Para entrar no Reino Unido, os viajantes que saem do Brasil, mesmo vacinados, precisam cumprir quarentena de 10 dias na chegada à Inglaterra. O presidente levou a reivindicação a Boris. Por outro lado, o primeiro-ministro inglês reforçou a importância da vacinação, recomendou as doses da AstraZeneca e questionou se Bolsonaro já tinha se imunizado. "Ainda não", teria respondido o presidente brasileiro. 

Bolsonaro viajou para Nova York para participar da 76ª Assembleia-Geral da ONU e abrirá os discursos entre os chefes de Estado. Diplomatas de todo o mundo terão que apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 para que a entrada no evento, mas a regra não se aplica aos chefes de nações.

Mesmo assim, Bolsonaro tem a circulação restrita na cidade, já que a prefeitura de Nova York não permite entrada em prédios daqueles que não estão imunizados. Na chegada, inclusive, o presidente e ministros comeram pizza em pé do lado de fora de um estabelecimento. 

Boris Johnson e Jair Bolsonaro

Boris Johnson e Jair Bolsonaro

ALAN SANTOS/PR