Plantão

Por que máscaras de tecido devem ser substituídas por N95 ou PFF2?



O uso de máscara se tornou essencial para evitar a transmissão do coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020. As populares máscaras de tecido, quer foram úteis em um momento emergencial, agora devem ser trocadas por modelos que fornecem maior proteção, segundo o infectologista Antônio Bandeira, membro da diretoria da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). "As máscaras de tecido foram uma necessidade de um período, para cobrir um espaço de tempo, enquanto as máscaras N95 e cirúrgicas ainda não eram suficientes em quantidade para a população. Essas máscaras passam por grande controle de qualidade, com cinco camadas de filtração que garantem uma excelente barreira para as gotículas infectadas”, explica.



Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), máscaras com classificação PFF2 seguem as normas regulatórias brasileiras e europeias e apresentam eficiência mínima de filtração de 94%; já as N95 seguem a norma norte-americana e apresentam eficiência mínima de filtração de 95%.



Crianças podem usar máscaras N95 e PFF2? Existem modelos infantis? O infectologista explica que, por originalmente terem sido desenvolvidas para atividades profissionais na área da saúde, as máscaras não foram feitas para crianças. Mas, de acordo com ele, existem modelos infantis que podem ser utilizados. Ele ressalta que o uso de máscaras, de qualquer tipo, não é recomendado para crianças com menos de 2 anos.


Essas máscaras são mais eficientes para evitar transmissão da variante Delta? Bandeira afirma que a variante se comporta como qualquer outro coronavírus. "Uma máscara cirúrgica já é suficiente para se proteger e não exigindo nenhuma proteção adicional”


Onde é possível encontrar essas máscaras para venda? Quanto custam em média? Tanto a N95 como a PFF2 podem ser encontradas em farmácias por um preço médio de R$ 10.


Em um ambiente fechado, por exemplo, uma loja com ar-condicionado, com muitas pessoas, a N95 protege do contágio do coronavírus? Sim. De acordo com o infectologista, a máscara N95 oferece grande proteção em locais fechados. "Mesmo em um ambiente fechado com pessoas infectadas, a máscara vai oferecer grande proteção contra o vírus”, afirma.


R7