Plantão

Tóquio 2020 confirma caso de infecção por covid na Vila Olímpica



A menos de uma semana do início de Tóquio 2020, o Comitê Organizador confirmou neste sábado (17) o primeiro caso de covid-19 de um dos hóspedes da Vila Olímpica. O nome e a nacionalidade do atleta ou membro de delegação não foi revelado.

Segundo o comitê local, a pessoa infectada com o novo coronavírus está isolada em um hotel e já não corre risco de transmitir a doença.

“Registramos uma pessoa [infectada] dentro da Vila Olímpica. Esse é o primeiro caso registrado dentro da Vila e foi detectado logo na sua chegada”, disse o porta-voz do Comitê Organizador dos Jogos, Masa Takaya, em uma entrevista a jornalistas internacionais.

“Estamos fazendo todo o possível para prevenir surtos de contaminação de covid. Se ocorrer um surto, vamos nos certificar de que temos um plano para responder”, complementou a chefe do comitê, Seiko Hashimoto.

O caso de infecção vem um dia depois do presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional) garantir que há “risco zero” de um surto de covid para os residentes da Vila Olímpica ou para os moradores do Japão.

Protocolos sanitários

Uma vez em Tóquio, os atletas precisam realizar diariamente um teste para a detecção de covid-19. A medida, na previsão do COI, ajuda a prevenir o escalonamento da doença e assim ser possível tomar qualquer atitude.

O Japão decretou na última segunda-feira o quarto estado de emergência desde o início da pandemia. A medida, que inicialmente irá durar até o dia 22, um dia antes da Cerimônia de Abertura, é considerada insuficiente por críticos aos Jogos Olímpicos.

A capital japonesa registrou 1.271 casos de covid-19, de acordo com o último levantamento — o número nas últimas 24 horas é o maior em seis meses. Ao todo, são mais de 186 mil casos, sendo 2.251 mortes.


R7